Comandante de Setúbal pedala pelos bombeiros

Pedalar 738,2 de Faro a Chaves para lembrar o trabalho dos bombeiros 

O comandante dos Sapadores de Setúbal está a percorrer em bicicleta, até 4 de Novembro, os mais de setecentos quilómetros da Estrada Nacional 2, numa aventura que sensibiliza para a necessidade do apoio constante aos bombeiros. Nesta nova edição, o percurso é feito no sentido de Faro a Chaves, inverso ao que realizou no ano passado, com o major Paulo Lamego, apaixonado pelo ciclismo, a percorrer de novo os 738,2 quilómetros da emblemática EN2 pela campanha “Bombeiros – Corrente Solidária une Portugal no Ano Inteiro”, que conta com o apoio logístico da Câmara de Setúbal.
Paulo Lamego volta a atravessar o país de bicicleta 

“Os bombeiros necessitam de apoio o ano inteiro e não apenas nos períodos críticos de incêndio”, sublinha o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, que, ao abraçar novamente esta campanha, procura “reforçar a mobilização da sociedade na resolução dos diversos problemas que afligem os bombeiros”.
O desafio na EN2 é realizado em quatro etapas. No primeiro dia, a 1 de Novembro, é feito o trajeto entre Faro e Montemor-o-Novo, enquanto nos seguintes são percorridos os troços entre Montemor-o-Novo e a Sertã e entre a Sertã e Lamego. Para a última etapa, dia 4, está reservado o trajeto que liga Lamego a Chaves.
“Este ano mudámos a estratégia. Por uma questão de gestão, optámos por fazer a maior etapa no penúltimo dia, entre a Sertã e Lamego, com um trajeto de cerca de 235 quilómetros. Assim, para o final, até ao quilómetro zero, em Chaves, ficam a faltar ‘apenas’ cerca de cem quilómetros”, adianta Paulo Lamego.
Nesta empreitada por uma causa solidária, Paulo Lamego é acompanhado de mais nove ciclistas no percurso que atravessa vários municípios e um total de 38 corporações de bombeiros. “A causa dos bombeiros é indiferente do sentido em que pedalamos”, vinca.

EN2 atravessa Portugal de Sul a Norte 
A escolha da EN2 para realizar esta iniciativa não é aleatória. “É a estrada mais longa e emblemática de Portugal, que une o norte e o sul do país. O facto de atravessar perto de quatro dezenas de corporações de bombeiros simboliza a corrente solidária que procuramos mobilizar”, destaca o comandante dos Sapadores de Setúbal.
A opção por esta estrada, revela, é marcada por outro fator que se enquadra no espírito da iniciativa. “Atravessa o país pelo centro do território, zona que, este ano, foi particularmente fustigada pelos incêndios. É a oportunidade de constatar, in loco, o flagelo que assolou o país”.
A EN 2, que na sua extensão atravessa 36 municípios, passa pelo interior de povoações e liga paisagens tão distintas como as praias algarvias, a planície alentejana e as vinhas durienses. É a terceira mais longa do mundo, depois da Route 66, nos Estados Unidos da América, e da Rota 40, na Argentina.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários