Troço da ER10 entre Corroios e Amora avança em 2019

Seixal avança com a alternativa à EN10 até Amora

O município do Seixal vai avançar em 2019 com a construção de um troço da futura Estrada Regional 10, até à freguesia de Amora, uma obra orçada em 3,6 milhões de euros, disse o presidente da autarquia. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, explicou que "dado o impasse" na construção Estrada Regional 10, para fazer a ligação entre os municípios de Almada e Seixal com os do Barreiro e da Moita, a autarquia decidiu avançar com a construção de parte de um troço. Esta estrada municipal, que pretende ser uma alternativa à atual Estrada Nacional 10, foi inscrita no Plano Rodoviário Nacional em 1999 como uma estrada regional para ligar os concelhos do Arco Ribeirinho Sul.
A Estrada Regional 10 está "parada" em Corroios 

As obras de execução da Estrada Regional 10 iniciou-se no concelho de Almada e teve continuidade no concelho do Seixal com a execução de uma 1.ª fase (troço entre o limite dos concelhos e a Quinta do Rouxinol, em Corroios), tendo sido concluída em 2001.
"Apesar da sua execução ser da responsabilidade do Governo, vamos retomar a construção desta via, que se encontra parada em Corroios, e estendê-la até à freguesia da Amora. Esta infraestrutura permitirá o descongestionamento do trânsito em Corroios, onde atualmente todos os automobilistas que utilizam esta via são obrigados a passar e favorece também a mobilidade na Amora", sublinhou o autarca.
Joaquim Santos prevê que a construção deste troço possa ter início em 2019 e que termine em 2020, com um investimento na ordem dos 3,6 milhões de euros.
No entanto, o autarca do Seixal referiu que dada a importância que a Estrada Regional 10 poderá assumir na mobilidade destes concelhos da margem sul irá solicitar uma reunião "com carácter de urgência" ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, para discutir este tema.
"A Câmara do Seixal vai reiterar a sua concretização para que se possa dar resposta às necessidades de deslocação das populações ribeirinhas do distrito de Setúbal, ancorada no projeto do Arco Ribeirinho Sul", concluiu.
Esta infraestrutura permitirá o descongestionamento do trânsito na freguesia de Corroios, onde atualmente todos os automobilistas que utilizam a esta via são obrigados a passar, favorecendo também a mobilidade na freguesia de Amora. Os presidentes das duas Juntas de Freguesia reconheceram as mais valias desta estrada que beneficiará os munícipes de todo o concelho, uma vez que a Estrada Regional 10 permitirá também a ligação com a A2 e com a A33, constituindo um corredor transversal a todo o concelho e permitindo o acesso ao Barreiro, através da Ponte Rodoviária Seixal/Barreiro e consequentemente ao concelho da Moita.
A Lusa contactou fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, mas não obteve resposta.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários