Bactéria interdita banhos em praia de Sesimbra

Autarquia acredita em acidente isolado 

A capitania do Porto de Setúbal ordenou a colocação de avisos aos banhistas na praia da Califórnia, em Sesimbra, devido a contaminação microbiológica. Os banhistas foram aconselhados a não entrar no mar e a sair da praia, devido à presença de uma bactéria coliforme no mar. A bactéria foi detetada nas últimas análises feitas à água, realizadas na terça-feira. O capitão do porto de Setúbal, Luís Lavrador, diz que os banhos vão continuar interditados até que a Agência Portuguesa do Ambiente realize novas análises. No entanto, o mesmo responsável, acredita que "não há motivo para alarme". 
Banhos proibidos na praia da Califórnia em Sesimbra 


Os banhistas da praia da Califórnia, em Sesimbra, foram aconselhados na manhã de quarta-feira, 13 de Julho, a não entrar na água. Tudo isto devido a uma “contaminação microbiológica”, segundo o que se pode ler no relatório da Capitania do Porto de Setúbal.
“A bandeira vermelha foi hasteada por precaução e estamos a recomendar às pessoas para não irem a banhos, face ao resultado da última análise efetuada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), mas o próprio edital da Capitania do Porto refere que não há perigo para a saúde pública”, comunica Felícia Costa, atual presidente da Câmara de Sesimbra.
Segundo a autarca, a contra-análise vai ser feita o mais rapidamente possível, para que possa voltar a ver-se a bandeira verde na praia.
No entanto, tranquiliza os banhistas: “Foi um incidente isolado e sem qualquer significado, a exemplo de um outro que aconteceu há cerca de oito anos na mesma praia da Califórnia”.
Os microorganismos foram detetados na amostra de água feita esta terça-feira, 11 de Julho, mas só esta quarta-feira é que a bandeira vermelha foi hasteada.
De acordo com o capitão do porto de Setúbal, Luís Lavrador, isso foi feito como uma medida de precaução para desaconselhar as pessoas a estarem na praia. A situação deverá manter-se até ao resultado da nova análise.
As bactérias coliformes podem ser encontradas no solo, nas águas naturais e residuais domésticas e no intestino do homem e de outros animais de sangue quente. São largamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, podendo ser responsáveis por doenças como a febre tifóide, febre paratifóide, disenteria bacilar e cólera se se ingerir água com altos níveis de coliformes.

Agência de Notícias 

Comentários