Protocolo dá sede a acordeonistas em Setúbal

Mercado 2 de Abril recebe sede da Associação de Acordeonistas de Portugal

A Associação de Acordeonistas de Portugal, com 24 anos de existência, vai passar a ter sede, realidade tornada possível através dum protocolo de cedência de instalações no Mercado 2 de Abril, celebrado esta semana, com a Câmara de Setúbal. “Trata-se de uma instituição credível, que está a renascer por via de um trabalho muito sério e que desempenha um papel importante na cidade”, frisou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na cerimónia.

Acordeonistas com espaço para tocar, confraternizar e trabalhar 

Com o acordo assinado, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho,  na tarde de dia 4 de Abril, a autarquia cede gratuitamente a utilização da Loja PA 1.02 do Mercado 2 de Abril, na zona da Bela Vista, para a instalação da sede social da Associação de Acordeonistas de Portugal. 
“Trata-se de uma instituição credível, que está a renascer por via de um trabalho muito sério e que desempenha um papel importante na cidade”, frisou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na cerimónia.
O presidente da  Associação de Acordeonistas de Portugal, Nuno Soares, recordou que, apesar de ter sido fundada há 24 anos, a associação esteve “muito inativa a partir de 2007”, beneficiando, recentemente, da realização de eventos como o Festival do Acordeão de S. Sebastião, que despertaram o interesse para que “a associação fosse reativada”.
O dirigente associativo salientou que a sede permite à  Associação de Acordeonistas de Portugal “criar bases e crescer”, adiantando que a sede será inaugurada no dia 23 de manhã, numa cerimónia que contará com um programa que inclui a atuação de vários acordeonistas.
Além de um espaço que represente e acolha os intérpretes no país do popular instrumento aerófono, a direção da Associação de Acordeonistas de Portugal conta ainda aproveitar as instalações da nova sede para criar um espaço museológico dedicado ao acordeão.
O protocolo de cedência de instalações celebrado com a Câmara de Setúbal tem a duração de um ano, renovado automaticamente por períodos de tempo iguais.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários