Obras da estrada entre Alcácer e Grândola adiadas

Para já só avançam as obras "de remendos" do IC1 

Buracos, rodeiras e lombas estendem-se por cerca de 20 km. Acidentes em série, com vítimas mortais e feridos graves. É este o cartão-de-visita do IC1. Tráfego intenso e um rol de manifestações a reclamarem obras na estrada. Eis a vida dura no IC1, no troço que liga Alcácer do Sal a Grândola, onde esta terça-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou a tão desejada empreitada. A empresa Infraestruturas de Portugal aponta para um investimento de 6,4 milhões de euros, mas os trabalhos só deverão arrancar dentro de um ano. Por agora, diz o ministro, "estamos a fazer as obras mais urgentes, aquelas que têm a ver com a retirada das lombas associadas às raízes e vamos estar no ano de 2018 a fazer a grande obra que impedirá que estas condições voltem a acontecer no troço entre Alcácer e Grândola", sublinhou o governante.

Obras de fundo no IC1 só começam dentro de um ano 

Esta "primeira intervenção" é, para Pedro Marques, "a mais importante do ponto de vista da segurança", tendo em conta que a via "é percorrida no eixo de atravessamento norte-sul por centenas e centenas de milhares de portugueses".
As obras em curso, que começaram a 6 de Abril, representam um investimento total de "339 mil euros" que deverá estar concluído até Junho, segundo a Infraestruturas de Portugal. Incluem "trabalhos de reabilitação funcional do pavimento", que incluem "execução de fresagens, remoção das deformações originadas pelas raízes e aplicação de camada betuminosa nas zonas intervencionadas".
A empreitada de beneficiação do IC1 anunciada para 2018, no valor de 6,4 milhões de euros, prevê a requalificação de 15,7 quilómetros, entre o entroncamento com a Estrada Municipal 120, no concelho de Alcácer do Sal, e o entroncamento com o IC33, no concelho de Grândola.
A obra inclui, entre outras intervenções, a reabilitação estrutural do pavimento, a renovação, readaptação e complemento da sinalização e dos equipamentos de segurança, a instalação de sistemas semafóricos, a requalificação de sistemas de drenagem e a construção de um canal técnico rodoviário.
O concurso público para a execução da empreitada foi publicado em Diário da República, após a jurisdição direta sobre o troço do IC1 em causa ter passado para a IP no início do mês de Abril, com a dispensa do Tribunal de Contas do visto prévio ao contrato renegociado da subconcessão do Baixo Alentejo.

Comissão de utentes quer mais obra e menos "promessas" 
Em reação ao anúncio do lançamento do concurso público, a Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal e Grândola divulgou um comunicado em que lembra terem já sido feitas "inúmeras promessas de datas", esperando que a atual não seja "fogo de vista".
Os utentes e populações dos dois concelhos mais atingidos, têm o direito de circular nesta infraestrutura rodoviária em condições de segurança", lê-se no mesmo documento, em que a Comissão de Utentes exige ao Estado uma "solução definitiva", "transparência", "responsabilidade" e "respeito pelas populações e pelos utentes" da via.
As comissões de utentes e as autarquias de Alcácer do Sal e de Grândola têm lutado nos últimos anos pela requalificação urgente da via, a que chegaram a apelidar de "estrada da morte", com vários protestos, marchas lentas e encontros com grupos parlamentares e governantes.

Agência de Notícias 

Comentários