Trinta duas crianças assistidas em escola de Alcochete

Equipa de saúde afasta origem alimentar em surto de escola Rei D. Manuel I

Mais de trinta alunos da Escola Básica Rei D. Manuel I, em Alcochete, foram assistidos, nesta quarta-feira, por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica devido a mal-estar abdominal e geral, disse fonte do INEM. Sete das crianças foram transportadas para o hospital do Barreiro, cinco através de ambulância. Segundo disse fonte do hospital do Barreiro, à Lusa, todas as crianças apresentam "situações estáveis". As causas prováveis ainda estão a ser apuradas pela Equipa de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho. 

Surto ainda desconhecido afetou mais de 30 crianças em Alcochete

A Equipa de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, que esteve esta quarta-feira na Escola Básica Rei D. Manuel I, em Alcochete, onde 32 crianças tiveram que ser assistidas, emitiu um comunicado onde afasta duas possíveis razões para o surto.
Os elementos do núcleo que estiveram no local desmentem que os sintomas se tenham iniciado após a queda de uma placa de cobertura que poderia ter libertado partículas nocivas para a saúde e, após investigação, excluíram também a hipótese de ser um problema de origem alimentar.
Recorde-se que as 32 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, apresentaram sintomas como náuseas, vómitos e dores de cabeça. Sete delas foram levadas para o hospital do Barreiro, como medida de precaução, não existindo, portanto, casos de maior gravidade.
Recorde-se que o alerta para o incidente foi dado às 14h41, por causa de apenas uma crianças mas depois os casos começaram a surgir em catadupa.
De acordo com informações dadas pelos Bombeiros Voluntários de Alcochete, à Lusa, as queixas começaram numa criança e estenderam-se a outras, desconhecendo-se ainda as causas dos sintomas manifestados. Nem todas as crianças frequentavam as mesmas salas da escola, nem almoçaram a mesma refeição. 
Entretanto, de acordo com a SIC Notícias, a Escola Básica Rei D. Manuel I emitiu um comunicado onde diz que estão a ser apuradas as causas do incidente e que as aulas decorrerão esta quinta-feira, 16 de Março, com normalidade.
Os menores foram assistidos na escola por elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Comentários