PSD quer normalização das ligações fluviais no rio Tejo

Queixas da qualidade do serviço têm aumentado nos últimos meses 

Os deputados do PSD de Setúbal querem que o Governo restabeleça a normalidade nas embarcações que fazem a ligação fluvial entre as duas margens do rio Tejo, da responsabilidade da Transtejo/ Soflusa, que transportam milhares de pessoas diariamente. O deputado Bruno Vitorino refere que nos últimos meses têm vindo a aumentar as queixas dos utentes sobre as grandes dificuldades para manter os níveis de serviços nas ligações fluviais entre as duas margens do estuário do Tejo, em particular em hora de ponta, em grande parte devido à supressão de carreiras, e à substituição de embarcações. Tais situações são recorrentes nas carreiras do Barreiro, Montijo, Seixal e Almada. 

PSD quer Governo a intervir nas ligações entre a capital e o distrito 

“Um dos exemplos mais flagrantes acontece na travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, onde a empresa substituiu as embarcações usuais por outras mais pequenas, com cerca de metade da capacidade, o que leva a que muitas pessoas façam o trajeto de pé”, explica Bruno Vitorino.
O social-democrata diz ainda que quando aconteceu o acidente no final de Janeiro passado, em que uma embarcação ao atracar embateu no cais fluvial do Terreiro do Paço, a empresa criticou o facto de alguns dos passageiros se levantarem antes do catamarã ter completado a manobra.
“E agora verifica-se que muitos passageiros fazem a travessia toda em pé, pois não têm lugar para se sentar, devido às dimensões da embarcação que não é adequada às necessidades. Qual é agora a opinião da empresa?”, questiona.
“Esta é uma situação que tem fortes implicações na vida das pessoas que dependem deste meio de transporte para poderem ir trabalhar. Devido aos atrasos constantes das embarcações são muitos os que chegam atrasados ao local de trabalho, ou têm de se levantar muito mais cedo, para cumprir horários” adianta o deputado.
Bruno Vitorino espera que o Governo possa resolver este problema o mais depressa possível, para que os utentes deste serviço “não saiam ainda mais prejudicados”.
“O Governo aumenta os passes dos transportes públicos, mas o serviço está a degradar-se cada vez mais e a perder qualidade”, acrescenta.
“Alguns partidos que antes criticavam por tudo e por nada estão agora calados quando a situação nunca foi tão grave. Onde está agora o PCP e as suas comissões de utentes?”, pergunta o deputado do PSD.


Comentários