Palmela afirma-se como destino turístico de referência

"A Marca Palmela é cada vez mais uma referência de qualidade"

O concelho de Palmela fechou o ano turístico de 2016 com números que validam a aposta que tem vindo a ser feita nos últimos anos e que confirmam o crescimento da procura turística, junto quer do mercado interno, quer do mercado internacional.  Luís Miguel Calha, responsável pela pasta do turismo, em Palmela, considera que “os bons resultados representam o sucesso dessa aposta na projecção da Marca Palmela”. Além dos portugueses, os espanhóis, franceses, alemães e holandeses compõem o Top 5 das nacionalidades que mais procuraram o concelho de Palmela para as suas viagens em 2016.
Turismo registou subida  de 38 por cento em Palmela no ano passado 

Os dados relativos a 2016, recolhidos pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa (de acordo com uma amostra de 90% da oferta turística do concelho, que não inclui alojamento local), dão nota de um crescimento na ordem dos 38 por cento, relativamente aos números de 2015. Palmela recebeu um total de 73.113 dormidas (52.843 em 2015), das quais 42.301 correspondem a turistas estrangeiras representando um aumento de 34 por cento, e 30.812 a turistas nacionais, que crescem 45 por cento.
O mercado espanhol foi o que mais aumentou, com uma variação de 125 por cento face a 2015, sendo, também, de sublinhar o interesse manifestado pelos turistas franceses (+ 57 por cento) e da Alemanha (+ 34 por cento). Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Holanda compõem o Top 5 das nacionalidades que mais procuraram o concelho de Palmela para as suas viagens em 2016.
"É de salientar que o crescimento da procura turística em Palmela manifestou-se nos doze meses do ano, de forma sólida e sustentada. Na região de Lisboa, o crescimento turístico em 2016 foi de 7,2 por cento e em Portugal foi de 9,6 por cento", sublinha a autarquia.
Estes números, diz o vereador do Turismo da autarquia, "validam a estratégia de desenvolvimento turístico em curso e estimulam o município e as entidades parceiras nas diversas áreas a fazer cada vez mais e melhor".
A campanha Palmela Conquista continua em ação, favorecendo a articulação e divulgação de uma oferta integrada, que combina "os nossos produtos locais de qualidade – os vinhos, o Queijo de Azeitão DOP, a fruta, o mel, a doçaria, a gastronomia – o património cultural de um território com vestígios de ocupação humana desde a pré-história, e a beleza natural de uma região que partilha a Arrábida (candidata a Reserva da Biosfera da Unesco) e o rio Sado", sublinha Luís Miguel Calha.
O enoturismo, o turismo cultural, desportivo e de natureza continuam, assim, a desenvolver-se, em expressão e qualidade da oferta. 
Acresce um calendáriode eventos recheado, onde se destaca, para o ano em curso, a realização do Festival Queijo, Pão e Vinho, (na Quinta do Anjo), da Mostra de Vinhos de Fernando Pó, (na Marateca), do Mercado Caramelo, (Pinhal Novo), das Festas Populares de Pinhal Novo, do Festival Internacional de Gigantes, (Pinhal Novo), do Palmela Wine Jazz, da Festa das Vindimas, do Ritual Almenara e da Feira Medieval, em Palmela. 

Palmela mostra-se em Espanha
Palmela vai promover-se como destino turístico junto do mercado espanhol na B-Travel, em Barcelona, entre 21 e 23 de Abril, e na Expovacaciones, em Bilbao, entre 5 e 7 de Maio.
O concelho vai apresentar “as suas paisagens e riquíssimo património natural e cultural, os produtos turísticos e oferta hoteleira, a gastronomia e vinhos, o enoturismo e o desporto de natureza, bem como um vasto calendário de eventos a realizar este ano”, sublinha a autarquia.
Palmela marcou também presença na Sevatur, que decorreu em San Sebastian de 17 a 19 de Março, e na Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo portuguesa, que decorreu na FIL este mês.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela
Leia outras notícias do dia em 

Comentários