Músicas do Mundo de Sines é o melhor festival português

O Festival de Sines ganhou três prémios nos Iberian Festival Awards

O Festival de Músicas do Mundo de Sines ganhou três prémios nos Iberian Festival Awards, incluindo o de Melhor Programa Cultural ibérico e o de Melhor Festival a nível nacional. O galardão foi anunciado em Barcelona, na cerimónia de entrega de prémios da segunda edição dos Iberian Festival Awards, promovidos pela  Associação Portuguesa de Festivais de Música. Além do prémio de melhor programa cultural de Portugal e Espanha, o Festival de Músicas do Mundo foi reconhecido com o prémio de melhor promoção turística em Portugal e com o prémio de melhor grande festival português. Os prémios para a qualidade do programa do festival e para o seu impacto no turismo foram atribuídos por um painel de jurados. O prémio de melhor grande festival português foi decidido pelos votos do público. 

Festival de Música de Sines eleito o melhor de Portugal 

Estiveram em Barcelona para receber os prémios o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e o diretor artístico e de produção do festival, Carlos Seixas.
Em duas edições dos Iberian Festival Awards, Sines acumula seis distinções. Em 2016 (prémios referentes à edição de 2015), venceu a categoria de melhor alinhamento artístico (Portugal e Espanha), de melhor programa cultural (Portugal) e de melhor grande festival português.
Organizado pela Câmara de Sines desde 1999, o Festival de Músicas do Mundo é um festival aberto a todas as músicas: de raiz tradicional, urbanas, alternativas, experimentais e de cruzamento.
Mais do que um festival de “world music”, é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo: músicas miscigenadas, marcadas pelos contactos entre artistas de origens geográficas e culturais diferentes, devedoras dos movimentos de ideias e pessoas que definem a contemporaneidade.
O principal objetivo é transcender a perspetiva etnocêntrica que domina a oferta “mainstream” e promover a liberdade e a igualdade na circulação artística.

Festival está de regresso de 21 a 29 de Julho
O grupo marroquino N3rdistan, o trio brasileiro Metá Metá e o trio sul-coreano The Barberettes são alguns dos nove artistas que se juntam em Julho ao Festival Músicas do Mundo de Sines, revelou a organização.
São artistas que "começam agora a chegar aos públicos internacionais da música ao vivo ou que estão finalmente a receber o reconhecimento merecido", explica o festival, marcado de 21 a 29 de Julho em Sines e Porto Covo.
De Marrocos chegará o quarteto N3rdistan, do cantor Walid BenSelim com a rapper Widad Brocos, com um repertório que junta o rap e a poesia do Levante, enquanto de Israel se apresentará A-Wa, trio de irmãs que combinam "o folclore iemenita judaico com a música de dança".
Outros dois trios estarão presentes em Portugal: Os Metá Metá, de São Paulo, praticantes de música afro-brasileira, e The Barberettes, de Seul, "que recupera a tradição dos grupos de 'doo-wop dos anos 1950 e 1960".
O Festival Músicas do Mundo de Sines convida ainda a descobrir a música de protesto dos sul-africanos BCUC (abreviatura de Bantu Continua Uhuru Consciousness), a "sinfonia dançável" da dupla dinamarquesa Den Sorte Skole e a travessia pela música jamaicana dos portugueses Simply Rockers Sound System.
Do contingente anunciado esta semana  para Sines fazem parte também ÌFÉ, de Otura Mun, radicado em Porto Rico, e os colombianos Romperayo, quarteto instrumental que faz uma "incursão pelos sons psicadélicos da cumbia dos anos 70", pela música eletrónica e pelo jazz.
Organizado pela câmara municipal de Sines, com direção artística de Carlos Seixas, o melhor festival de música português já anunciou antes a presença de vários artistas para esta edição, entre os quais Cristina Branco (Portugal), Emicida (Brasil), Fatoumata Diawara & Hindi Zahra (Mali/Marrocos), Mateo Kingman (Equador), Mercedes Peón (Espanha), Oumou Sangaré (Mali) e Tiken Jah Fakoly (Costa do Marfim).

Comentários