Lisnave distribui 1,2 milhões aos trabalhadores

Trabalhadores irão repartir bolo de 1,2 milhões apesar da queda dos lucros 

Os estaleiros navais da Lisnave registaram um lucro de cerca de 6,7 milhões de euros em 2016, menos de metade do que o resultado líquido do ano anterior (13,6 milhões), informou a empresa de construção naval de Setúbal. O volume de vendas de reparação naval atingiu os 95,7 milhões de euros em 2016, tendo sido reparados 67 navios, refere em comunicado a Lisnave – Estaleiros Navais. Em 2015, o volume de vendas foi de 113,2 milhões, salienta a empresa.  No entanto, os Estaleiros Navais de Setúbal mantiveram o prémio monetário que costumam fornecer aos funcionários, tendo sido distribuídos 1,2 milhões de euros.
Empresa mantêm gratificação aos trabalhadores da empresa 

O Volume de vendas dos estaleiros da Lisnave, em Setúbal, caiu de 113,2 milhões em 2015 para os 95,7 milhões em 2016, o que se traduziu, respetivamente, na descida dos lucros de 13,6 milhões para 6,7 milhões, revela a empresa. Neste enquadramento, a Lisnave vai distribuir aos trabalhadores uma gratificação de 1,2 milhões, refere a Lisnave.
O dividendo a distribuir aos cerca de 200 acionistas da Lisnave será de 6,7 milhões, o que representa o valor global dos resultados líquidos obtidos pela empresa em 2016.
O mercado internacional da reparação naval tornou-se mais difícil em 2016, pois a margem relativa às obras contratadas reduziu-se face aos níveis praticados em anos anteriores, o que se traduz em geral, segundo fontes do sector, em volumes de vendas inferiores.
O sector da reparação naval foi afetado em 2016 pela redução do valor dos fretes de transporte marítimo, que desceram pressionados pelo aumento da oferta mundial de navios que asseguram serviços de transporte.
No entanto, as reparações efetuadas pela Lisnave - com 67 navios reparados, o que corresponde a um número de reparações inferior ao de anos anteriores - tiveram um nível de complexidade superior, o que traduziu em empreitadas com valores superiores aos habitualmente praticados.
Os 67 navios reparados em 2016 na Lisnave pertencem a 39 diferentes clientes, oriundos de 17 países, explica a Lisnave. Liderando o maior número de navios docados na Mitrena, em Setúbal, encontra-se a a Grécia, com 12 navios, seguida por Singapura com 11 navios, a Noruega com oito e a Alemanha com seis. O estaleiro reparou apenas um navio de bandeira portuguesa.
O principal segmento de mercado da Lisnave é o dos petroleiros, onde o estaleiro do Sado é líder europeu - com 51 navios petroleiros docados em 2016 -, seguido pelos porta-contentores (com seis navios).
Entre os seus clientes, a Teekay liderou as encomendas de reparações em 2016, originadas nos seus escritórios de Singapura, Brasil e Noruega. Segue-se a Tsakos Columbia Shipmanagment da Grécia, a American Eagle Tankers, de Singapura, e a venezuelana PDV Marina.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários