Caparica “revela” segredos da Caldeirada à Pescador

Concurso elege a melhor Caldeirada à Pescador até 9 de Abril 

Já está a decorrer a 13.ª edição do Concurso da Caldeirada à Pescador da Costa de Caparica, em Almada, que se realiza há 33 anos e que constitui o segundo concurso gastronómico mais antigo a nível nacional. Esta iniciativa prolonga-se até 9 de Abril e conta com a participação de 11 restaurantes, onde será possível provar esta iguaria da cultura caparicana, apreciada por milhares de pessoas. Este ano serão homenageadas as 11 vítimas do naufrágio do “Pensativo”, que perderam a vida na tragédia que ocorreu a 12 de Dezembro de 1929 ao largo da Costa de Caparica.
Caldeirada à Pescador conquista os restaurantes da Costa 

O Concurso da Caldeirada à Pescador distingue-se por ser uma homenagem à tradição secular da sabedoria dos homens do mar, na sua qualidade de pescadores e de criadores deste prato gastronómico único no país, confecionado com o peixe fresco pescado na zona da Costa de Caparica, e por potenciar o desenvolvimento económico e turístico da região.
À semelhança das edições anteriores, será feita uma homenagem a quem faz a história desta terra de pescadores. Este ano serão homenageadas as 11 vítimas do naufrágio do “Pensativo”, que perderam a vida na tragédia que ocorreu a 12 de Dezembro de 1929 ao largo da Costa de Caparica.
O “Pensativo” era um saveiro em meia-lua, fazendo parte da primeira geração deste tipo de embarcações que praticava Arte-Xávega na frente Atlântica. A tripulação (chamada de companha) era constituída por 56 pessoas, 21 a bordo e 35 em terra.
O Concurso da Caldeirada à Pescador é promovido pela Junta de Freguesia da Costa de Caparica e nesta 13.ª edição participam os seguintes restaurantes: "Borda D´ água", "Ohhh TC", "O Barbas Catedral", "O Barbas Tertúlia", "O Camões", “Cabana do Pescador", "Praia do Castelo", "Carolina do Aires", "Só Grelhados", "O Tarquínio" e "BBQ - Tapas e Petiscos".
"O objetivo deste concurso é não só quebrar a sazonalidade, criando motivos para trazer mais pessoas à Costa de Caparica durante os meses de Inverno, mas também contribuir para solidificar uma imagem de marca do concelho, as caldeiradas à pescador, um dos pratos mais típicos de Almada", diz a Câmara de Almada.

Agência de Notícias

Comentários