Assembleia Municipal de Jovens reúne em Sesimbra

Assembleia Municipal de Jovens debate igualdade na diferença

Direitos e Deveres pela Igualdade na Diferença é o tema da 14.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens,  projeto de cidadania promovido pela Assembleia Municipal de Sesimbra. Para Odete Graça, presidente deste órgão autárquico, e principal dinamizadora desta iniciativa, este tema pretende "envolver os mais novos na discussão de um assunto da maior relevância, contribuindo para alertar, sensibilizar e melhor compreender os problemas dos cidadãos que, devido à sua condição enfrentam inúmeras dificuldades e obstáculos, todos os dias". 

Assembleia Municipal de Jovens reúne em Sesimbra há 14 anos

A maioria dos jovens sabe da existência de uma Câmara Municipal ou de uma junta de freguesia na sua área de residência, mas desconhece a forma como são escolhidos os dirigentes, a forma de funcionamento, os processos de tomada de decisão e, mais importante, os modelos de participação pública, disponíveis a todos os cidadãos.
"Se esta aprendizagem for feita durante o percurso escolar, os alunos transformar-se-ão em adultos esclarecidos e exercerão os seus direitos e dever cívicos na plenitude", diz a Assembleia Municipal de Sesimbra que, há 14 anos, avançou com um projeto educativo pioneiro, "que abriu as portas dos órgãos autárquicos do concelho aos alunos, mostrando-lhes o seu interior e motivando-os, desde cedo, para uma participação ativa nos destinos do concelho".
A sessão da Assembleia Municipal de Jovens está marcada para 6 de Maio, mas até lá os participantes vão ainda eleger a mesa da assembleia, esta terça-feira, cujos membros serão escolhidos pelos representantes das escolas participantes, participar em visitas de estudo ou acompanhar o dia-a-dia dos autarcas, na iniciativa Eleito Por um Dia.
Este ano, no dia da sessão serão também apresentados os projetos que resultaram das propostas feitas em 2016 pelos alunos, e que contaram com uma verba de mil euros por agrupamento: um concurso de arte urbana, (Escola Básica Integrada da Boa Água), equipamentos de ginástica de exterior, (Escola Secundária de Sampaio), rastreios de saúde, (Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho), aquisição de um instrumento musical para a banda da escola, (Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti), e edição de um livro sobre jogos tradicionais (Escola Básica Integrada da Quinta do Conde).
Este ano está ainda prevista uma exposição de trabalhos das escolas, num espaço cedido pelo Ministério da Educação, em Março, em Lisboa, e outra, no átrio da Biblioteca Municipal, de 9 a 21 de Maio, juntamente com os trabalhos do 10.º Concurso As Cores da Cidadania.
De referir que à semelhança da edição anterior voltará a ser atribuída uma verba de mil euros a cada uma das cinco propostas escolhidas e deliberadas na reunião da Assembleia Municipal de Jovens, a fim de ser aplicada na sua concretização.
Em 2017 o projeto conta com a participação da Escola Secundária de Sampaio, Escola Básica 2,3 de Sesimbra Navegador Rodrigues Soromenho, Escola Básica 2,3/S da Quinta do Conde Michel Giacometti, Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e Escola Básica Integrada da Boa Água.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários