Palmela quer Ensino Secundário no Poceirão

84 alunos obrigados a mudar de escola no próximo ano letivo para continuar os estudos 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de câmara, uma moção sobre o alargamento ao ensino secundário do Agrupamento de Escolas José Saramago, no Poceirão. No documento, o município sublinha a relevância desta medida e a importância do agrupamento no contexto da comunidade. "Em causa está a deslocação dos alunos para escolas de Palmela, Pinhal Novo e Setúbal, para concluírem os seus estudos secundários. Com o alargamento da rede, a escola do Poceirão terá condições de criar uma oferta educativa específica e enquadrada nas atividades socioeconómicas da região, potenciando, desta modo, a fixação futura dos alunos na sua área de origem", refere a autarquia de Palmela. 
Autarquia defende aulas até ao 12º ano no Poceirão 


O Agrupamento de Escolas José Saramago, no concelho de Palmela, tem-se constituído, diz a autarquia, "como uma instituição de referência, cuja passagem de agrupamento horizontal para agrupamento vertical veio ao encontro das necessidades e expectativas no que diz respeito ao prosseguimento dos estudos da população juvenil". 
A criação dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, servindo as freguesias de Poceirão e Marateca, veio contrariar o insucesso escolar e contribuir para a fixação de famílias mais jovens, nestes territórios rurais. Essa era, aliás, a convicção dos órgãos autárquicos, da comunidade educativa e população que reivindicou, ao longo de anos, a nova escola.
"O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos leva agora a que os alunos tenham de se deslocar para escolas de Palmela, Pinhal Novo e Setúbal, entre outras, para concluírem os seus estudos secundários. Atualmente, são 84 os alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade da EB 2/3 José Saramago e que estarão nesta situação, no próximo ano letivo", explica a Câmara.
"A possibilidade de concluírem a escolaridade obrigatória no seu local de residência beneficiaria o desempenho e aprendizagem destes alunos que, de outro modo, terão de efetuar, diariamente, um mínimo de 30 quilómetros, saindo muito cedo e chegando muito tarde a casa, sujeitando-se à escassa e, por vezes inexistente, rede de transportes, com os naturais prejuízos que daí decorrem", sublinha a Câmara de Palmela. 
A autarquia lembra ainda que a Escola José Saramago, no Poceirão, "dispõe de recursos físicos, materiais e humanos, que possibilitam a continuidade dos estudos aos alunos, próximo das famílias, e potenciam a fixação futura na sua área de origem".

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários