Moita apresenta projetos para valorizar património

Imagens da Memória e património marítimo do concelho são apostas da autarquia  

A Câmara da Moita acaba de lançar o projeto “Imagens da Memória”, através da criação de um espaço na internet para partilha de histórias e memórias, na rede social Facebook. O grupo “Imagens da Memória” pretende ir "ao encontro da história e da memória, de um património coletivo que proporcione a partilha de imagens e de memórias comuns, valorizando o encontro e o diálogo", explica a autarquia. Ainda na área do património, a  Câmara da Moita aprovou, recentemente, a candidatura de Ana Rita Ribeiro Correia, “Percursos Sonoros”, à segunda edição do Programa Municipal do Moita Património 2016, com o tema “O Património Flúvio-Marítimo do Concelho da Moita”. O prazo para executar e finalizar o projeto é de seis meses, seguindo-se a sua edição em Setembro de 2017. 
Câmara convida munícipes a cederem fotos em nome da memória 

A iniciativa, lembra a autarquia, tem como objetivo principal, "contribuir para o estudo e divulgação do património e história locais, valorizando, preservando e difundindo a história e a identidade do concelho da Moita". 
Podem candidatar-se a este programa, investigadores e autores a residir em Portugal, com mais de 18 anos, bem como associações, instituições particulares de solidariedade social, entidades e estruturas profissionais na área da cultura e do ensino que apresentem trabalhos inéditos, no âmbito do Património do Município da Moita, com interesse para a divulgação aos munícipes e que projetem o município. 
A Câmara Municipal da Moita definiu a verba de 10 mil euros para este programa bienal, destinados à edição de trabalhos, em diversos formatos.

Câmara  cria espaço na Internet para partilha de “Imagens da Memória”
Ainda na área do património, a Câmara Municipal da Moita acaba de lançar o projeto “Imagens da Memória”, através da criação de um espaço na internet para partilha de histórias e memórias, na rede social Facebook
O grupo “Imagens da Memória” pretende ir "ao encontro da história e da memória, de um património coletivo que proporcione a partilha de imagens e de memórias comuns, valorizando o encontro e o diálogo", explica a Câmara da Moita, em comunicado.
"A criação e dinamização deste grupo surge na sequência de um trabalho realizado pela Câmara da Moita sobre a história da Indústria do Vestuário no concelho que será apresentado ao público a 18 de Março", refere a autarquia que apela à população para se juntar "a esta plataforma e divulgue as suas fotografias dos tempos de trabalho na indústria de confeções de vestuário, acrescentando legendas e experiências". 
"As histórias e as memórias permitem-nos descobrir as raízes de modos de ser e de sentir, perceber os traços distintivos que enformam as identidades locais, deixando também expandir o horizonte, olhar mais além de que o olhar, sem perdermos as referências dos valores que sempre orientaram esta terra e as suas gentes. Imagens da Memória pretende isso mesmo, ir ao encontro da nossa história e da nossa memória, de um património coletivo que queremos celebrar através da criação de uma plataforma digital que proporcione a partilha de imagens e de memórias comuns, valorizando o encontro e o diálogo", lê-se na apresentação do grupo. 
Para alguma informação ou sugestão, contacte-nos através do endereço div.cultura.desporto@mail.cm-moita.pt ou por telefone 21 081 70 40.

Agência de Notícias com Câmara da Moita


Comentários