Escolas de Setúbal encerradas devido a nuvem de poluição

Saiba os cuidados a ter após fogo em fábrica de enxofre

A Câmara de Setúbal mandou encerrar todas as escolas, de todos os graus de ensino, no concelho nesta quinta-feira, face às recomendações da Direção-Geral da Saúde. A responsabilidade é do incêndio na Sapec. "A autarquia decidiu promover o fecho dos estabelecimentos de todos os graus de ensino com base nas declarações do diretor-geral da Saúde, Francisco George". O Instituto Politécnico de Setúbal também está encerrado. O diretor-geral da Saúde disse que "existem riscos para a saúde humana devido ao incêndio nos armazéns de enxofre da Sapec localizados na Península da Mitrena". Durante a manhã desta quinta-feira aconselha-se a população a evitar a permanência no exterior ou esforços ao ar livre e evitar que a respiração fique acelerada. As crianças, idosos e doentes, em especial do foro respiratório crónico ou cardiovascular, são aconselhados a permanecerem no interior dos edifícios com as janelas fechadas. 
Incêndio de terça-feira ainda preocupa população de Setúbal 

Num comunicado a Câmara de Setúbal, diz que "a autoridade sanitária aconselhou cuidados especiais à população, como evitar a permanência no exterior ou fazer esforços ao ar livre, em particular a alguns grupos, como crianças, idosos e portadores de doenças do foro respiratório ou cardíaco". Entretanto, o vereador da proteção civil de Setúbal, Carlos Rabaçal, diz que "estes cuidados se devem à sequela da nuvem tóxica".
Os encarregados de educação de milhares de alunos e crianças que frequentam os infantários do concelho foram informados pelos estabelecimentos de ensino ao final da tarde de ontem e outros estão a ser informados da decisão do município por telefone.
O agrupamento de escolas de Azeitão, em nota colocada no site e enviada aos encarregados de educação, informa que a decisão de encerrar as quatro escolas básicas do 1.º ciclo e duas escolas básicas do 1.º ciclo com jardim de infância, "resulta do acidente nos armazéns da fábrica Sapec da mudança de direção dos ventos poluídos com níveis elevados de dióxido de enxofre".
O Instituto Politécnico de Setúbal decidiu juntar-se às restantes escolas do concelho e manter-se encerrado esta quinta-feira, devido ao dióxido de carbono. A decisão foi tomada há minutos e confirmada pelo presidente do IPS. “Na dúvida, decidimos não arriscar e seguir as recomendações da Direcção-Geral de Saúde”, disse Pedro Dominguinhos.

Francisco George revela os cuidados a ter em Setúbal
Em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira à tarde, o Diretor-Geral de Saúde, Francisco George, aconselhou os habitantes da península de Setúbal a protegerem-se devido a elevados níveis de dióxido de enxofre no ar, esclarecendo que crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos ou cardiovasculares não devem sair de casa e fechar as janelas.
As recomendações surgem um dia depois de um incêndio num armazém de enxofre, numa fábrica em Setúbal. Mais de 24 horas depois do incêndio, continua a ser libertado dióxido de enxofre para a atmosfera, considerando Francisco George que as próximas 12 horas são as mais críticas.
A conferência de imprensa para informar dos "potenciais riscos para a saúde humana" decorrentes da nuvem tóxica na zona de Setúbal juntou além de Francisco George responsáveis da Direção Geral e da Agência Portuguesa do Ambiente, da Proteção Civil, do INEM e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Os responsáveis disseram que a dificuldade em extinguir o incêndio e a mudança do vento levaram a que a nuvem não se dissipasse pelo que há "níveis elevados de dióxido de enxofre" no ar, embora até agora não tivesse sido comunicado qualquer caso de doença ou de sintomas derivados do problema.
Segundo o diretor-geral da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, a população tem de ser avisada quando no ar há mais de 500 microgramas de dióxido de enxofre por metro cúbico, sendo que, disse, esses valores foram superados e numa das estações de medição chegaram aos 900 microgramas.

Dióxido de enxofre em Setúbal 500 vezes acima da média
A estação de monitorização da qualidade do ar no centro da cidade de Setúbal registou 503 microgramas de dióxido de enxofre por metro cúbico de ar.
Foi este valor (patente na imagem) que levou as autoridades nacionais de Ambiente e de Saúde a emitirem um alerta a meio da tarde, desta quarta-feira. Um valor de 503 microgramas por metro cúbico (ug/m3).
O valor foi registado na estação de monitorização da qualidade do ar instalada no Quebedo, uma zona do centro da cidade de Setúbal onde habitualmente os valores de dióxido de enxofre (SO2) estão abaixo de 1 ug/m3. A estação da qualidade do ar do Quebedo faz parte de uma rede nacional de monitorização.
O quadro da monitorização demonstra que, apesar do incêndio na Sapec esta terça-feira de madrugada, os valores de SO2 mantiveram-se baixos, mas uma alteração do regime de ventos levou para a cidade os poluentes resultantes da nuvem provocada pelo incêndio.
Ao tomarem conhecimento deste valor entre as 13 e as 14 horas a Direcção Geral de Saúde foi informada pela Agência Portuguesa do Ambiente de "um limiar de alerta para a proteção da saúde humana". Esse limiar, que está na Lei da Qualidade do Ar é de 500 ug/m3.

Agência de Notícias

Comentários