Câmara de Setúbal avança para compra de Praça de Toiros

Autarquia quer transformar edifício num espaço multiusos

A Câmara de Setúbal vai dar início ao processo de aquisição da Praça de Touros Carlos Relvas, após aprovação, no dia 15, em reunião pública ordinária, de uma proposta de financiamento de leasing. A autarquia deseja que o recinto, inaugurado a 15 de setembro de 1889 e que chegou a ter uma lotação para mais de quatro mil lugares, passe a servir o concelho como infraestrutura destinada a eventos das mais diferentes naturezas e com capacidade para acolher milhares de pessoas. A proposta aprovada sublinha ser do “interesse municipal a preservação do edificado” e que se “encontram reunidas as condições para a aquisição do imóvel”, processo a desenrolar por via de financiamento de leasing imobiliário para o qual vai ser aberto um concurso público. A contratação do leasing imobiliário, indica a proposta, tem o preço base de um milhão 191 mil euros.
Praça de Toiros pode custar cerca de um milhão de euros 


Na última reunião publica,  o executivo municipal anunciou a futura aquisição da Praça de Touros Carlos Relvas, em Setúbal e a abertura de concurso público para o financiamento, através de leasing imobiliário, com um preço base de um milhão 191 mil euros.
De acordo com o vereador das Atividades Económicas, Manuel Pisco, a autarquia entendeu que “o concelho de Setúbal sente a necessidade de possuir uma infra-estrutura, que permita a realização de diversos eventos com capacidade para albergar milhares de pessoas”. Desta forma, a autarquia está disponível para preservar e comprar o edifício histórico da cidade para o tornar um espaço multiusos, à semelhança da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
Ainda assim, a questão gerou alguma discussão entre os vereadores, uma vez que o assunto foi acrescentado à ordem de trabalhos no próprio dia da sessão, não respeitando as 48 horas previstas por lei. Perante as criticas da oposição, a presidente da Câmara de Setúbal justificou, afirmando que se tratou de “uma oportunidade que a autarquia não pôde perder”, tendo mesmo de ser apresentada "esta semana para puder ser discutida na próxima Assembleia Municipal de 30 de Abril", diz Maria das Dores Meira. 
A proposta foi aprovada pela maioria comunista que governa a Câmara de Setúbal e pelos vereadores do Partido Socialista. O representante da coligação de direita (PSD/CDS-PP) votou contra a proposta do executivo. 
Inaugurada a 15 de Setembro de 1889, a Praça de Touros Carlos Relvas tem sido utilizada em diversas actividades, destacando-se a realização do Desfile das Marchas Populares de Setúbal, acontecimento que junta milhares de pessoas anualmente. Além de diversos espetáculos tauromáquicos da cidade. O espaço possui uma lotação de 4205 lugares, seguindo a traça habitual da época em que foi construída, estando numa localização privilegiada no que respeita às acessibilidades e estacionamento.

Agência de Notícias

Comentários