Setúbal apoia teatros locais em 210 mil euros

Apoios financeiros fomentam o teatro na cidade

A Câmara de Setúbal aprovou, em reunião pública, a celebração de um protocolo com o Teatro do Elefante que define a atribuição de um subsídio anual de 25 mil euros à instituição. A autarquia sublinha que a companhia setubalense “tem desempenhado um papel importante na dinamização e fomento da atividade teatral”, com um trabalho que ultrapassa as fronteiras do concelho. Já na reunião anterior, autarquia aprovou por unanimidade, os protocolos de cooperação com o Teatro de Animação de Setúbal o Teatro Estúdio Fontenova e o GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, no total de 210 mil euros. 
Companhias de teatro de Setúbal com apoio municipal 

De acordo com o protocolo a celebrar, a comparticipação financeira a atribuir pela Câmara Municipal em 2017 destina-se "a apoiar as atividades culturais de caráter regular do Teatro do Elefante, como a produção de espetáculos de teatro e a formação nas áreas da expressão dramática".
A atribuição desta verba “não prejudica a eventual concessão de outro tipo de apoios”, designadamente logístico e para construção, melhoramento ou conservação de instalações.
Em contrapartida, o Teatro do Elefante compromete-se a realizar as atividades constantes no plano de atividades que apresentou no início do ano à autarquia, bem como as iniciativas “Carapau de Corrida”, a decorrer de Junho a Setembro, e “Tá na Rua – Festival de Artes de Rua”, nos meses de Setembro e Outubro.
A companhia deve ainda participar nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, em parceria com a Câmara Municipal, destinadas à comunidade do concelho e a visitantes.
O acordo, com efeitos desde 1 de Janeiro de 2017, anula um protocolo de colaboração aprovado a 10 de Fevereiro de 2016 que atribuía um subsídio anual no valor de 12 mil euros ao Teatro do Elefante.

TAS, Fontenova e Espelho Mágico também com apoios 
Já na reunião anterior, autarquia aprovou por unanimidade, os protocolos de cooperação com o Teatro de Animação de Setúbal o Teatro Estúdio Fontenova e o GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, no total de 185 mil  euros. 
O Teatro de Animação de Setúbal [TAS] receberá a maior comparticipação financeira, no valor de 130 mil euros, comprometendo-se a realizar dez espectáculos inseridos nos programas municipais. A autarquia assinala que o TAS é “reconhecidamente, uma das mais prestigiadas e importantes instituições culturais do concelho e da região a trabalhar no domínio das artes cénicas”.
A comparticipação financeira a atribuir pela Câmara Municipal em 2017, paga em tranches mensais, “não prejudica a eventual concessão de outro tipo de apoios”, designadamente logístico e para construção, melhoramento ou conservação de instalações.
Segue-se o Teatro Estúdio Fontenova, que contará com o apoio autárquico de 45 mil euros, 19 mil destinados às actividades regulares da companhia e os restantes 26 mil para a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro, ficando obrigado a participar em seminários organizados pela Câmara de Setúbal, realizar três espectáculos e promover sessões de formação. Finalmente, ao GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico será atribuído um subsídio anual de 10 mil euros para a realização de dez espetáculos.
A participação no programa municipal “Teatro para a Infância”, através da realização de dez espetáculos destinados ao público pré-escolar do concelho e nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, bem como a realização de pelo menos uma produção integrada na programação anual da companhia são alguns dos compromissos do GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico ao abrigo do protocolo a celebrar com o município.

Agência de Notícias com  Câmara de Setúbal 

Comentários