As melhores festas de Carnaval do Distrito

Sesimbra, Alhos Vedros, Pinhal Novo, Montijo e Sines cumprem tradição de Carnaval 

Por terras e lugares do distrito de Setúbal, ultimam-se máscaras e carros alegóricos para saírem à rua em mais uma época carnavalesca feita de animação e sátira política. E, até porque é Carnaval, ninguém leva a mal e todos ficam em casa uns dias em brincadeiras, bailaricos e em corsos, mais ou menos, populares. Em Sesimbra, há o samba e o calor [se o tempo ajudar] do outro lado do Atlântico. E também haverá a maior concentração de palhaços do mundo. Esperam-se milhares de pessoas por lá. Ao sul, em Sines, o tempo é de grande folia e o Carnaval começa a ganhar fôlego, com a contagem decrescente para os três dias que prometem ser de arromba. No Pinhal Novo há corso na terça-feira gorda onde o popular se junta ao trapalhão e em Alhos Vedros, na Moita, comemora-se “A Velhinha no Parque de Diversões”, com mais um grande desfile nas ruas da vila. A celebração do Carnaval está de volta à cidade do Montijo, com desfiles e uma parada Até 28 de Fevereiro, vão ser cinco dias de muita animação, diversão e folia. A não perder!
Sines espera 30 mil pessoas no Carnaval 

Iluminação nocturna, miss matrafona e uma prova de vinho quente são novidades este ano no Carnaval em Sines. A animação será assegurada por cabeçudos, acrobatas, gigantones, carros alegóricos, foliões e grupos musicais
Entre “20 e 30 mil pessoas” são esperadas em Sines a partir de domingo para celebrar o Carnaval, que leva ao “sambódromo” da cidade alentejana mais de dois mil figurantes e 25 carros alegóricos e de foliões. “Se tivermos bom tempo, esperamos 20 a 30 mil pessoas” para assistir aos desfiles, disse hoje, 24, à agência Lusa Maria Alexandra Oliveira, presidente da Associação Siga a Festa, entidade que promove o Carnaval de Sines, em parceria com o município e a junta de freguesia.
“Cinema e televisão” foi o tema escolhido para inspirar os participantes na criação de carros e de máscaras que vão desfilar durante a 91.ª edição do Carnaval de Sines na avenida General Humberto Delgado, convertida em “sambódromo” durante três dias.
Ao todo, no desfile, que vai sair à rua no domingo, às 15h30, na segunda-feira, às 21 horas, e na terça-feira, às 15 horas, participam mais de “dois mil figurantes”, entre cabeçudos, acrobatas, gigantones e elementos de carros alegóricos, de grupos foliões e de grupos musicais, todos “de Sines”, fez questão de dizer a mesma responsável.
Uma das novidades deste ano é a “iluminação nocturna”, adiantou Maria Alexandra Oliveira, destacando o desfile nocturno agendado para a noite de segunda-feira, que termina com o lançamento de confetis e com um espectáculo piromusical.
“Há muita iluminação na rua e nos carros, o nosso desfile nocturno é muito conhecido, é o melhor Carnaval nocturno do País”, assegurou.
Para cativar os foliões a vestir-se “a rigor” para brincar ao Carnaval, este ano vai pela primeira vez ser promovida a “eleição da Miss Matrafona”, uma “personagem” que já fazia parte das festividades, mas que agora terá um concurso dedicado.
“O nosso Carnaval tem matrafonas, tem carros alegóricos, tem samba, tem um misto de tudo o que passou por todas as gerações desde que ele existe”, disse.
Outra novidade é a promoção de uma “prova de vinho quente” com o “Dom Folião”, uma marca de vinho própria da organização do Carnaval de Sines, que já tinha lançado um “pastel Folião”, criado por uma pastelaria local e que está à venda por metade do preço durante a celebração do Entrudo.
Concursos de máscaras, bailes carnavalescos todas as noites a partir de sábado, lançamento de foguetes, futebol trapalhão, desfile de foliões pela zona histórica ao som do grupo local Skabalá Tuka, animação nos bares locais, carrosséis e divertimentos para pequenos e graúdos prometem animar quem quiser juntar-se à festa para celebrar o Carnaval em Sines.
O programa do Carnaval de Sines termina oficialmente com o habitual “Enterro do Entrudo” no sábado seguinte, 4 de Março, às 22 horas, com concentração na praça Tomás Ribeiro, seguido do espectáculo piromusical, às zero horas, no largo Gago Coutinho.

Beleza, sensualidade e palhaços animam ruas de Sesimbra
Sensualidade e samba prometem desfilar nas ruas de Sesimbra 
Segunda-feira haverá a maior concentração de palhaços do país e uma das maiores a nível mundial. A autarquia espera que o número de participantes no desfile supere o do ano passado. O acesso aos desfiles carnavalescos de Sesimbra têm livre acesso.
A concentração de 3500 palhaços é uma das muitas atrações do Carnaval de Sesimbra deste ano, em que a câmara espera dezenas de milhares de visitantes, disse à Lusa a vice-presidente do município, Felícia Costa. "Na segunda-feira vamos ter a maior concentração de palhaços a nível nacional e não sei mesmo se não será das maiores a nível mundial", disse a autarca, salientando que se trata da maior concentração de palhaços de sempre em Sesimbra, superior ao número de participantes que marcaram presença no desfile do ano passado.
Além do desfile das escolas de samba e grupos de axé, no domingo e na terça-feira, o programa do Carnaval de Sesimbra inclui também as tradicionais cegadas, o baile trapalhão nas coletividades do concelho, concursos de máscaras e toda a animação proporcionada por milhares de foliões. Segundo Felícia Costa, "a Câmara de Sesimbra conta também com o apoio das escolas públicas do concelho, estando previsto para hoje à tarde o desfile das escolas das freguesias de Santiago e do Castelo".
Felícia Costa lembrou que há "cerca de cinco mil pessoas, incluindo os alunos das escolas públicas, a trabalharem desde há alguns meses para o êxito do Carnaval de Sesimbra", que considera ser "um dos principais cartões de visita" da vila, a par da festa de passagem do ano, da qualidade das praias e da gastronomia local. 
Felícia Costa salientou ainda que os desfiles do Carnaval de Sesimbra "são de livre acesso, ao contrário do que acontece noutras localidades do país, que têm entradas pagas".
"Depois de tanto trabalho, a expectativa é sempre enorme. Temos uma grande vontade de mostrar trabalho e vai haver surpresas", diz Ricardo Alves, presidente e compositor da escola de samba Bota no Rego. Este ano, o enredo do desfile tem o nome ‘O meu reino por um beijo’. "Vamos contar a história do beijo e a sua influência nas várias civilizações ao longo da História", disse. 
A câmara apoia este ano com uma verba de 100 mil euros. "Reforçámos ligeiramente o investimento. Além das escolas de samba temos o desfile de palhaços, temos a tradição das cegadas e o desfile trapalhão na Quinta do Conde", disse Felícia Costa.

“A Velhinha no Parque de Diversões” de Alhos Vedros 
Alhos Vedros promete muita animação nestes dias 

O concelho da Moita veste-se de cor e animação entre os dias 24 e 28 de fevereiro, para receber o Carnaval, acolhendo um conjunto de iniciativas para foliões de todas as idades.
Os mais pequeninos abriram as portas ao Carnaval que tem o ponto alto em Alhos Vedros, no domingo e na terça-feira gorda.
A 26 e 28 de fevereiro, a partir das 15 horas, sai à rua o Corso de Carnaval de Alhos Vedros, este ano com o tema “A Velhinha no Parque de Diversões”. Quatro carros alegóricos, acompanhados por cerca de 450 foliões, vão encher as principais ruas da vila de Alhos Vedros de cor, alegria e fantasia. Passe por lá e deixe-se contagiar pela animação própria do Carnaval. A entrada é gratuita.
Também as bibliotecas municipais acolhem iniciativas especialmente dedicadas ao Carnaval. Na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, a Câmara Municipal convida para uma “Hora e Meia de Diversão”, no dia 25 de fevereiro, a partir das 15h30, com uma Oficina Circense. Muita magia e alegria, com vários exercícios circenses, como cambalhotas, pinos, rodas, pontes e muitos malabarismos com bolas, lenços, fitas e muito mais é o que se propõe nesta tarde para crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos. As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas através do T: 210888902 (limitadas a 20 participantes).

O Carnaval trapalhão do Pinhal Novo na rua na terça-feira 
O Carnaval do Pinhal Novo é dos mais divertidos no distrito 
Em Pinhal Novo, no concelho de Palmela, o Grupo Carnavalesco Amigos de Baco promove o já tradicional Corso Carnavalesco, que desfilará pelas ruas da vila no dia 28 de Fevereiro, a partir das 15h30. O desfile contará com a participação do movimento associativo da freguesia,  contando com a participação de várias centenas de figurantes.O Carnaval caramelo, em Pinhal Novo, é assim: uma festa imensamente popular. Não é de vedetas brasileiras nem tem estrelas das academias nem sequer actores como bombos da festa. No Pinhal Novo não há nem reis nem rainhas e os apoios são escassos para tamanha divulgação da vila, mas há sempre uma grande festa. É o que garante os Amigos de Baco que organizam um desfile na terça-feira. E ainda há tempo para que na quarta-feira de cinzas se cumpra, como sempre, o enterro do bacalhau que na vila de Pinhal Novo se chama simplesmente José Maria, uma homenagem a um dos fundadores da vila.
O cortejo mantém o percurso habitual: Avenida da Liberdade, Rua António Santos Jorge, Avenida Alexandre Herculano, Jardim José Maria dos Santos e regressam de onde partiram, aos Bombeiros.
Os dias de folia em Pinhal Novo que são vividos com a intensidade que os Amigos de Baco entendem e desde de 1992 (então um grupo de amigos da Tasca do Xico) organizam os desfiles e na quarta-feira de cinzas matam o bacalhau – que em Pinhal Novo se chama José Maria – lá para as tantas da noite no coração verde da vila: o Largo José Maria dos Santos. Há enterro, ladainha, uma viúva a chorar a triste perda e, claro, um testamento que promete este ano distribuir muita “merda” e outras coisas parecidas aos ilustres da terra... no final ninguém levará a mal... enquanto o José Maria Bacalhau arde em lume brando.
No âmbito do Programa de Animação infantil do Livro e da Leitura, a Câmara de Palmela, promove, entre as 15h30 e as 17h30 do dia 25 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, um workshop com animação, dinamizado pela equipa da Rede Municipal de Bibliotecas.
Na vila de Palmela, destaque para os festejos de Carnaval promovidos pelas duas filarmónicas centenárias. Na Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, nos dias 25 e 27 de Fevereiro, pelas 22h30, há baile com Banda Jovisom, desfile de mascarados e animação carnavalesca, e no dia 26, pelas 16h30, há matinée.
  
Carnaval regressa ao Montijo em força                                       
Carnaval regressa décadas depois ao Montijo
A celebração do Carnaval está de volta à cidade do Montijo. Até 28 de Fevereiro, vão ser cinco dias de muita animação, diversão e folia. A não perder!
O grande destaque são, naturalmente, os Corsos Carnavalescos que vão sair à rua nos dias 26 e 28 de Fevereiro, 15 horas, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Praça da República, até à Avenida dos Pescadores. Vão contar com a participação de cerca de mil figurantes e sete carros alegóricos carregados de sátira à política local e nacional. A entrada é livre.
Hoje, na Praça da República não pode perder a Parada da Alegria, um espetáculo de dança e artes com a presença de Dandy Lisbon!
Para além de Dandy Lisbon, vão subir ao palco o Grupo de Capoeira da Banda Democrática 2 de Janeiro, o Grupo d’ “Os Unidos”, os Mad G Wine Crew e os United Dance Crew. O samba irá, também, marcar presença com grupos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, do Estúdio Zumba Areias e da Dance Fusion.
Carnaval não seria Carnaval sem os tradicionais bailes na sede dos Unidos, na Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, no Musical Club Alfredo Keil e na Banda Democrática 2 de Janeiro, numa organização da Associação A Quadrada.
A organização do Carnaval do Montijo 2017 é da Banda Democrática 2 de Janeiro, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, Associação “A Quadrada” e Grupo de Amigos “Os Comilões”, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Agência de Notícias

Comentários