Palmela recebe menção honrosa com projeto educativo

Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus destaca “Museu de Mão em Mão”


A Câmara de Palmela recebeu uma menção honrosa no 7.º Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus, que reconhece o trabalho desenvolvido com o projecto educativo “Museu de Mão em Mão” em prol do património cultural do concelho e da região. Os resultados foram anunciados no 9.º Encontro Ibero-Americano de Museus, que decorreu na Costa Rica. O projecto, que promove o património local através de vários recursos pedagógicos, carimbou a entrada de Palmela naquela organização. 
Projecto educativo de Palmela reconhecido na Costa Rica  


A candidatura do projecto, submetida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela, “sublinhou a estratégia de criação de recursos pedagógicos enquanto meios potenciadores do gosto pela descoberta, compreensão da memória e do conhecimento, promovendo sempre o envolvimento da comunidade”, explicou a autarquia.
“Por recursos pedagógicos entendemos, no contexto desta candidatura, maletas, cadernos e exposições itinerantes, que podem ser requisitados por diferentes tipos de públicos: escolas, associações de pais, empresas de actividades de tempos livres (ATL), associações de idosos, pessoas colectivas que visam o desenvolvimento local ou empresas que querem qualificar os seus trabalhadores através de acções de formação em Património Local”, diz o site Ibermuseus.
Os recursos pedagógicos são produzidos em função das temáticas de investigação e da necessidade de difundir e clarificar conceitos relativos aos diferentes patrimónios, e tendo em conta, também, os interesses da comunidade.
Promovido anualmente pelo Programa Ibermuseus, o Prémio contou com a participação de 167 projetos educativos, provenientes de instituições museológicas de 18 países.
Com este prémio, a Câmara  de Palmela "vê reconhecido o trabalho que desenvolve em prol do Património Cultural do concelho e da região, passando a integrar o Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Ação Educativa", sublinha a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários