Castelo de Sesimbra com obras de melhoramento

"Reforçar a atratividade e qualificar a oferta no monumento nacional" 

O Castelo de Sesimbra, monumento nacional desde 1910, vai integrar a operação Prarrábida - Conservação, Valorização e Promoção do Património da Arrábida (Castelos e Fortificações da Arrábida), cuja candidatura ao Portugal 2020 foi apresentada no final de Outubro pela Câmara de Sesimbra, conjuntamente com os municípios de Palmela e de Setúbal. A candidatura está orçada em 130 mil euros, e poderá ser comparticipada por fundos comunitários, em 50 por cento.
Câmara de Sesimbra quer chamar mais turistas para o Castelo 

No que respeita a Sesimbra, a candidatura prevê "o restauro de parte da muralha sul do núcleo da Alcáçova e escada de acesso ao Caminho da Ronda e Torre Poente" onde se encontra uma exposição sobre a história do monumento, "a requalificação das instalações sanitárias, em concreto, a substituição de
loiças, portas, revestimentos, pavimentos, instalação de sistema de deteção de incêndios, colocação de iluminação LED, disponibilização de fraldário e adaptação a cidadãos com mobilidade reduzida, valências que vão permitir o acesso a todos os visitantes", diz a autarquia de Sesimbra.
A candidatura dá também atenção às novas tecnologias com a instalação de rede wi-fi e a criação de uma aplicação para equipamentos móveis dedicada à visita ao Castelo e à descoberta da sua envolvente no território da Arrábida.
Com este conjunto de melhoramentos pretende-se "reforçar a atratividade e qualificar a oferta no monumento, que reúne exposições permanentes sobre o Foral de Sesimbra e história do próprio Castelo e fortificações, o Centro de Interpretação do Património Rafael Monteiro, com uma exposição alusiva à arqueologia no concelho, um percurso interpretativo e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação", conta a autarquia.
Esta candidatura surge na sequência de um trabalho dinamizado nos anos mais recentes no que respeita à requalificação de edifícios históricos do concelho, que englobou a Fortaleza de Santiago, a Moagem de Sampaio, a Casa do Bispo, ou a Casa da Água do Cabo Espichel, cuja obra se encontra a decorrer. A candidatura está orçada em 130 mil euros, e poderá ser comparticipada por fundos comunitários, em 50 por cento.

Limpeza da vegetação em redor do Castelo

Paralelamente ao Prarrábida, a Câmara de Sesimbra está a elaborar um projeto para limpeza da vegetação da envolvente ao Castelo de Sesimbra que, neste momento, impede que o monumento seja compreendido do exterior e dificulta o acesso às muralhas para avaliação das condições e eventuais reparações que sejam necessárias. 
O objetivo da autarquia é "proceder à criação de um corredor em redor da muralha para destacar a imagem do Castelo na paisagem, tanto de dia como de noite, com a instalação de um novo sistema de iluminação, e contribuir para a preservação e segurança do monumento", explica a Câmara de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários