Arte Urbana já chegou às ruas do Barreiro

Intervenção na Stara Zagora está terminada

Já está concluída a intervenção do artista barreirense e curador do Projeto Art In Town, Ricardo "Tota". Este trabalho, iniciado a 21 de Dezembro, encontra-se no centro da cidade, na fachada do prédio da Rua Stara Zagora (junto ao Pateo Albers) e é inspirado numa fotografia de 1950 da autoria de Norberto da Costa e Silva. A referida foto esteve exposta no Salão Fotográfico da CUF e é um retrato dos tempos que se viviam nessa altura. Além da vertente artística, procurar-se-á que o Art in Town seja o "catalisador para o desenvolvimento socioeconómico da cidade, associando-se ao potencial fator turístico e cultural da cidade", sublinha a autarquia.

Trabalho de Ricardo "Tota" numa fachada da Stara Zagora 

Recorde-se que o Município do Barreiro lançou o desafio à Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofício para que, em conjunto, desenhassem um projeto que enaltecesse a arte pública na cidade e se manifestasse de forma a envolver a comunidade local, artistas locais e nacionais, com forte incidência nas zonas antigas da cidade. Assim nasceu o Art In Town, que tem como “pano de fundo” o património imaterial que se reflete nas pessoas e na história do Barreiro, permitindo, assim, dar a conhecer a "memória coletiva através da arte acessível a todos, numa cidade onde abundam, cada vez mais, os fenómenos criativos e culturais", explica a Câmara do Barreiro em comunicado.
O Art In Town tem como “pano de fundo o património imaterial que se reflete nas pessoas e na história do Barreiro, permitindo, assim, dar a conhecer a memória coletiva através da arte acessível a todos, numa cidade onde abundam, cada vez mais, os fenómenos criativos e culturais", conta a autarquia.
A obras nascerão em paralelo com as intervenções, em curso, de requalificação do espaço público. No caso do Largo Alexandre Herculano, em paralelo com as que, agora, decorrem na Urbanização das Cordoarias, com a execução do arruamento de ligação da Praça da Amizade ao Largo das Obras, criação de novas bolsas de estacionamento e áreas pedonais, e arranjo paisagístico/introdução de novos espaços verdes.
Além da vertente artística, procurar-se-á que o Art in Town seja o "catalisador para o desenvolvimento socioeconómico da cidade, associando-se ao potencial fator turístico e cultural da cidade", sublinha a autarquia.
As influências que estas práticas exercem sobre a cidade podem ser, também, "catalisadoras de diálogo e de experiências, empenhadas na reconstrução do tecido social".
Para além destes objetivos, procurar-se-á, também, através da conceção de obras de arte, que, mesmo efémeras, tornar possível a reconstrução de novas infraestruturas e habitação, através da valorização do local.
Uma pintura de grande formato do célebre cineasta/fotógrafo barreirense Augusto Cabrita, executada pelo artista Sérgio Odeith, foi a primeira de várias imagens a surgir em forma de arte pública. A pintura está no edifício municipal, no Largo Alexandre Herculano.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários