Alcochete quer criar fórum municipal da juventude

Autarquia quer um espaço de reflexão e partilha para os jovens do concelho 

A criação de um órgão que fomente a participação democrática dos jovens e que auxilie o município de Alcochete na definição de políticas para a juventude são os grandes objetivos associados à intenção da câmara municipal em criar um Fórum Municipal de Juventude no concelho de Alcochete. Esta proposta esteve, em apreciação na reunião de câmara descentralizada em Samouco e foi aprovada por maioria, com a abstenção do vereador do PS, Francisco Giro.

Câmara de Alcochete estuda a criação de Fórum  da Juventude 

“O que se pretende é que este fórum seja um órgão consultivo para as matérias da juventude e que deve ser inclusivo, funcionando como um espaço de reflexão e partilha onde podem ter assento todas as estruturas associativas juvenis, formais e não formais no Concelho, tais como associações de estudantes, organizações partidárias de juventude, associações juvenis e outras estruturas equiparadas”, sublinhou Susana Custódio, vereadora com o pelouro da juventude e movimento associativo, acrescentando ainda que a câmara de Alcochete propõe-se a fornecer todo o apoio logístico e administrativo.
Quanto ao facto da autarquia ter optado pela criação de um fórum da juventude e não por um conselho municipal da juventude, a autarca explicou que esta última estrutura "não se adequa à realidade associativa do Concelho e, na prática, não permitiria a criação de um espaço de oportunidades e partilha para grupos informais".
A criação de um fórum municipal “em nada vai alterar aquilo que a lei prevê sobre o conselho municipal da juventude, mas vem permitir incluir outros agentes locais. Queremos auscultar as preocupações de todos aqueles que desenvolvem atividade no território”, frisou Susana Custódio.
A auscultação realizada no âmbito deste órgão consultivo será um contributo para a definição de prioridades de intervenção e projetos para a juventude por parte da câmara de Alcochete.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários