O estuário do Sado tem dois novos golfinhos

As crias nasceram este ano, aumentando a população de golfinhos para 29

Nasceram duas crias de golfinho-roaz no estuário do rio Sado, anunciou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, referindo que existem actualmente 29 animais. “2016 contou com o nascimento de duas crias pertencentes à população residente de roazes do Estuário do Sado. A primeira cria nasceu em Agosto e a segunda em Outubro, mas o ICNF optou por não divulgar no imediato estes nascimentos de modo a proteger as novas crias”, refere o instituto em comunicado. 
Há mais dois golfinhos no Estuário do Sado 

No verão nasceu uma nova cria na população de roazes do estuário do Sado. O novo roaz é filho da fêmea Bisnau e neto da Esperança, e tem neste momento quase cinco meses de vida.
Segundo o ICNF, a população de roazes é actualmente de 29 animais, contando já com os dois novos elementos.
“A população de roazes do estuário do Sado registou um acentuado declínio após as décadas de 80 e de 90 do século passado, tendo registado um mínimo de 25 animais em 2011. A elevada mortalidade infantil registada na década de 80 parece ter sido revertida e, à excepção da cria Sapal, nascida em 2013, todas as outras crias nascidas nos últimos anos continuam ainda na população”, acrescenta o comunicado.
A escolha dos nomes para as duas crias será feita pelos alunos de uma escola do 1º ciclo do concelho de Setúbal, em articulação com a Câmara de Setúbal.
Mais recentemente há a lamentar a morte do Asa, um dos roazes mais velhos do estuário e que foi protagonista de um salvamento pelo ar ocorrido em 1999.

Agência de Notícias 

Comentários