Junta do Samouco homenageia Associação das Festas

“Cumprimos tudo aquilo que prometemos cumprir no compromisso eleitoral”

A Junta de Freguesia do Samouco comemorou o 12.º aniversário da elevação do Samouco a vila com uma cerimónia emotiva, que decorreu na sede da freguesia, de que se destaca a homenagem aos dirigentes da Associação das Festas Populares locais. O presidente da Câmara  de Alcochete realçou o papel da Associação de Festas Populares do Samouco. “Não é fácil organizar festas populares e na freguesia do Samouco essa circunstância não é diferente”, sublinhou Luís Miguel Franco. Isto porque, lembra o presidente da junta de freguesia, "não é fácil organizar, planear, calcorrear as ruas, praças e largos a pedir a colaboração monetária para a realização de vários eventos, em que se destaca como ponto alto a efetivação das festas em honra de Nossa Senhora do Carmo”, disse António Almeirim. 
Associação das Festas homenageada por junta de freguesia 


O evento contou com a presença dos Executivos municipal e da freguesia do Samouco, dos presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Alcochete, do Padre Jorge Almeida, de autarcas e ex-autarcas, de dirigentes associativos e muitos munícipes que não quiseram deixar de assistir à cerimónia.
Luís Miguel Franco lembra que “não é fácil organizar festas populares e na freguesia do Samouco essa circunstância não é diferente”, disse o autarca, lembrando que “estas mulheres e estes homens, sem pedirem nada em troca, calcorreiam a freguesia, realizam reuniões com as autarquias, planeiam e executam por si as festas de que nos orgulhamos com uma particularidade: com menos recursos financeiros, as sucessivas direções têm conseguido projetar as festas do Samouco para além dos limites do concelho”, referiu o presidente da Câmara. 
Luís Miguel Franco enalteceu ainda a personalidade e o percurso político do presidente da Junta de Freguesia do Samouco, António Almeirim. “No passado dia 9 de Dezembro passaram 12 anos em que na Assembleia da República o Samouco foi elevado à categoria de vila e foi há 12 anos nesse local que eu tive o privilégio de conhecer o António Almeirim”, recordou, sublinhando que partilha “uma amizade estreita” com o presidente da Junta de Freguesia do Samouco, que considerou ser “um cidadão interveniente” que desenvolve a sua atividade autárquica “com competência, com impoluta honestidade e com espírito de missão inigualáveis”.
Na sequência destas afirmações, o presidente do município revelou que António Almeirim será homenageado com a atribuição da medalha de D. Manuel I, “a mais alta distinção atribuível pela câmara municipal” no dia 15 de Janeiro de 2017, data em que se comemora a Restauração da independência do Concelho. “Em nome da câmara municipal fica aqui um enorme agradecimento por estas quatro décadas de dedicação a cada um de nós, ao Samouco e ao concelho de Alcochete”, concluiu o autarca.

Os desafios da junta de freguesia do Samouco 
O presidente da Junta de Freguesia do Samouco recordou o trabalho que tem desenvolvido na freguesia desde os anos 70, frisando que “o que acaba por ficar na memória são realmente as coisas boas: andar na rua e sentir o carinho das pessoas é um excelente tónico para os dias que correm, é chegar à Junta e sentir que sou acarinhado pelas colaboradoras e funcionárias que sempre me recebem com alegria e se quiser mais um tónico vou às escolas”.
“Não me esqueço de todos os camaradas que trabalham comigo e trabalharam e que na retaguarda nos apoiam” destacou emocionado António Almeirim, que explicou a motivação da homenagem aos dirigentes da Associação das Festas Populares do Samouco, que um a um receberam uma lembrança. “Queremos aqui manifestar o nosso profundo reconhecimento e agradecimento às mulheres e homens que constituem a Associação das Festas porque não é fácil organizar, planear, calcorrear as ruas, praças e largos a pedir a colaboração monetária para a realização de vários eventos, em que se destaca como ponto alto a efetivação das festas em honra de Nossa Senhora do Carmo”, disse.
“Cumprimos tudo aquilo que prometemos cumprir no compromisso eleitoral” salientou o autarca, que desafiou o próximo presidente de Junta a construir um memorial para assinalar a passagem do 100.º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense em 2019, um projeto que vai também constar dos documentos previsionais da Junta e da força política que representa.
As comemorações dos 40 anos do poder local democrático também foram referidas nos discursos, tendo o presidente da Câmara destacado que “só a partir de 1976 e com esta Constituição da República é que os eleitos locais passaram a ser de facto e de direito, com cada mulher e cada homem a ter o poder de escolher quem melhor considera estar para representar os seus interesses”.
A sessão contou ainda com um apontamento musical pelo jovem Luís Sequeira e o corte do bolo de aniversário.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários