Setúbal recebeu comunidade escolar do concelho

Equipamentos municipais  são "autênticos laboratórios de conhecimento e aprendizagem" 

A disponibilização de mais e melhores serviços educativos em renovados espaços municipais, com vista à promoção do sucesso escolar, foi partilhada pela presidente da Câmara de Setúbal na Receção à Comunidade Educativa 2016. O ano letivo 2016-2017 é iniciado com a temática da promoção do sucesso escolar, por via da construção do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. “A autarquia tem, desde há muito, este objetivo como um princípio na sua estratégia de ação”, vincou Maria das Dores Meira na cerimónia de boas-vindas à comunidade educativa. Este ano, o encontro foi na Piscina Municipal das Manteigadas, com perto de sete centenas de participantes. “Em ano de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, com centenas de atividades já desenvolvidas, esta iniciativa tinha de ter lugar num equipamento desportivo”, sublinhou a presidente da Câmara. 

Piscinas das Manteigadas receberam comunidade escolar 
Para o reforço do sucesso escolar, reforçou a autarca, a Câmara de Setúbal tem reabilitado vários equipamentos municipais com vista a torná-los em “autênticos laboratórios de conhecimento, de aprendizagens e de aquisição de competências”, sobretudo relacionados com a memória e a identidade setubalenses.
Os mais recentes exemplos deste investimento são a Casa Bocage, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e o Moinho de Maré da Mourisca, espaços reabilitados e modernizados, a par do edifício dos Paços do Concelho, sala de visitas do município e agora também com funções de índole museológica.
Em curso estão também beneficiações dos museus do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, e Sebastião da Gama, em Azeitão, operações a que se junta o compromisso e esforço camarário empenhado na requalificação da Fortaleza de São Filipe, do Forte de Albarquel e do Convento de Jesus.
“Queremos colocar ao dispor de toda a comunidade educativa os serviços educativos destes equipamentos para dar a conhecer a história local, o património arquitetónico, a cultura, a história, os costumes e as tradições”, realçou a presidente da autarquia na receção que assinala o início de mais um ano letivo.
Maria das Dores Meira afirmou ainda que “a construção de uma identidade setubalense, a par da formação de cidadãos qualificados, é uma visão de Setúbal enquanto cidade educadora, que tem na população mais jovem a esperança de um futuro melhor, num território apetecível para viver e fantástico para conhecer”.

Autarquia promove concelho junto da comunidade educativa 

Além destas iniciativas, a autarca sadina realçou um conjunto de projetos de educação pela arte e para a cidadania, que contam com o envolvimento de alunos e docentes, como o Festival de Música de Setúbal, a Festa da Ilustração e o Setúbal Mais Bonita, assim como as atividades regulares dinamizadas pela Biblioteca e por grupos de teatro.
“Também é desejo que os jovens cresçam e se desenvolvam harmoniosamente e com saúde, pelo que já estão projetadas ações de promoção da educação alimentar”, destacou a presidente da autarquia. Adiantou ainda que a atividade física e desportiva, “que tem vindo a ser incrementada desde o pré-escolar”, tem este ano incidência na natação.
Nesta matéria, Maria das Dores Meira avançou com o objetivo de “estender a aprendizagem desta modalidade a todos os alunos do 3.º ano de escolaridade”, assim como de “promover a sensibilização e introdução a desporto náuticos, como o remo, a vela e a canoagem para alunos do 4.º ano”, em parceria com clubes.
A cerimónia de receção à comunidade educativa, momento de lazer e divulgação de recursos educacionais que fomenta a integração da comunidade educativa no concelho e promove o património natural e cultural, contou ainda com dois apontamentos de caráter desportivo.
Primeiro na água, numa exibição de elegância e de perfeita harmonia em coreografias pela equipa de Natação Sincronizada da Piscina Municipal de Odivelas, liderada por Joana Pacheco, depois com a irreverência dos ritmos do hip hop, com uma apresentação de alunos de Sónia Ribeiro.
O momento de convívio e de confraternização entre a comunidade educativa organizado anualmente pelo município de Setúbal e no qual marcaram presença membros do Executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia e diretores de agrupamentos, contou ainda com animação musical pelo DJ Monchike.
Além da cerimónia, o programa de Receção à Comunidade Educativa que marca o arranque do ano letivo 2016-2017 inclui deslocações do Executivo camarário às escolas do concelho, para encontros de trabalho, e visitas guiadas ao Moinho de Maré da Mourisca e à Casa Bocage.


Comentários