SeixalJazz arranca hoje para a segunda semana

Gonçalo Marques, Hugo Carvalhais, Ricardo Toscano e Colin Stetson no auditório

Depois da atuação do argentino Dino Saluzzi e da saxofonista Mette Henriette, com o seu trio, a segunda semana do Festival Internacional SeixalJazz começa já esta quarta-feira, em português, com o som do quinteto do trompetista Gonçalo Marques, um músico em merecida e reconhecida ascensão, professor da escola de Jazz do Hot Club de Portugal. Nesse mesmo dia, o músico e o seu quinteto deram às 15 horas um concerto comentado, inserido no projeto pedagógico O SeixalJazz Vai à Escola, dirigido a alunos e professores das escolas básicas do concelho.

Colin Stetson fecha programação do SeixalJazz deste ano 

Continuando ao som do jazz, a 27 de Outubro apresenta-se em palco o quarteto de Hugo Carvalhais, Projecto Grand Valis. Este último trabalho de Hugo Carvalhais para a editora portuguesa Clean Feed foi o único registo português nomeado pela revista Down Beat para os melhores registos de 2015. É difícil de classificar a música de Carvalhais pela diversidade de estilos que apresenta, misturando a eletrónica com a música de câmara e a improvisação minimalista.
Ricardo Toscano, saxofonista do concelho do Seixal, é a aposta de dia 28 de outubro, apresentando-se com o seu quarteto. Com vários prémios ganhos, foi considerado o melhor músico nacional em 2015, com apenas 22 anos. Nesse mesmo ano esgotou duas datas na Culturgest e já em 2016 lotou o Centro Cultural de Belém. Nascido em Amora, o artista iniciou a sua aprendizagem como músico na banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense, onde aos 8 anos já tocava clarinete.
A finalizar esta edição do SeixalJazz, ouvir-se-ão no auditório os sons dos saxofones do norte-americano Colin Stetson. A sua música é difícil de classificar atravessando os domínios da livre improvisação e da chamada musica indie. Colaborou com imensas figuras das áreas mais variadas da música nas suas gravações, Tom Waits, Arcade Fine, Laurie Anderson, etc. O seu estilo muito peculiar nos saxofones alto e baixo cria atmosferas únicas. Sobe ao palco do SeixalJazz sozinho e para obter o efeito orquestral, o intérprete utiliza diferentes microfones em palco, conseguindo assim registar os diferentes sons da sua arte.
A programação e produção do SeixalJazz 2016 é da responsabilidade da Câmara Municipal do Seixal. O bilhete individual custa 10 euros. Assinatura para os 6 dias: 50 euros (25 por cento de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal). Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal e na agência ABEP dos Restauradores, em Lisboa.

Programa
DINO SALUZZI GROUP
Dia 21 de Outubro, 22 horas

Dino Saluzzi – Bandoneon, voz, flauta
José Maria Saluzzi – Guitarra, guitarra requinto
Félix “Cuchara” Saluzzi – Saxofone tenor, clarinete
Matias Saluzzi – Contrabaixo
Ut Gandhi – Bateria, percussões

METTE HENRIETTE TRIO
Dia 22 de Outubro, 22 horas

Mette Henriette – Saxophone Tenor
Johan Lindvall – Piano
Katrine Schiott – Violoncelo

GONÇALO MARQUES QUINTETO
Dia 26 de Outubro, 22 horas

Gonçalo Marques – Trompete
João Guimarães –Saxofone Alto
José Pedro Coelho – Saxofone Tenor
Demian Cabaud – Contrabaixo
Marcus Cavaleiro – Bateria

HUGO CARVALHAIS GRAND VALIS
Dia 27 de Outubro, 22 horas

Hugo Carvalhais – Contrabaixo
Dominique Pifarély – Violino
Gabriel Pinto – Teclados: órgão
Mário Costa – Percussão/ eletrónica.

RICARDO TOSCANO QUARTETO
Dia 28 de Outubro, 22 horas

Ricardo Toscano – Saxofone
João Pedro Coelho – Piano
Romeu Tristão – Contrabaixo
João Pereira - bateria

COLIN STETSON
Dia 29 de outubro, 22 horas

Colin Stetson - Saxofone

Agência de Notícias 


Comentários