Montijo partilha de Boas Práticas com população sénior

Câmara realça trabalho feito na área da terceira idade 

O III Encontro Técnico Partilha de Boas Práticas de Intervenção com a População Sénior teve lugar na Galeria Municipal do Montijo, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa. A iniciativa contou com a presença de Manuel Pinto Coelho, médico conhecido do grande público especializado em anti-envelhecimento, e Mónica Nabais, responsável pela intervenção social da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Nuno Canta, presidente da Câmaras do Montijo, referiu que o encontro é uma oportunidade de “refletir de forma conjunta sobre a alteração no panorama demográfico que temos em Portugal do envelhecimento da população e das políticas necessárias para garantir os direitos dos cidadãos seniores”. 
Montijo partilhou  boas práticas com a população sénior 

O presidente da Câmara do Montijo recordou que a autarquia tem vindo a intervir “com políticas sociais inovadoras como são exemplo a universidade sénior, as academias e os ateliers seniores, o cartão sénior e outras ações de apoio à pessoa idosa, procurando, assim, valorizar as pessoas idosas e, particularmente o seu papel na sociedade”, realça Nuno Canta.
Maria Clara Silva, vereadora do Pelouro da Saúde e Desenvolvimento Social, moderou o encontro afirmando que “o objetivo da autarquia nos projetos do envelhecimento ativo visa essencialmente que a institucionalização se faça cada vez mais tarde”, acrescentando que para isso é necessário que “haja ações das diferentes instituições mas também das famílias. São os laços familiares, a amizade e os sentimentos que permitem que vivamos com mais saúde e mais tempo”, disse a autarca.
O encontro teve como principais objetivos estreitar as relações entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que, no mesmo território, trabalham em prol da população sénior, identificar dificuldades, boas práticas e oportunidades de melhoria e desenhar estratégias de intervenção futuras.


Comentários