Marcelo inaugura museu da Música em Pinhal Novo

Museu da Música Mecânica inaugurado esta tarde nos Arraiados 

O Museu da Música Mecânica, no Pinhal Novo, abre portas ao público no dia 5 de Outubro e parece uma gigante caixa de música, perdida numa vinha de Arraiados. Em cerca de mil metros quadrados, há centenas de instrumentos mecânicos para ouvir e todos contam uma história, desde os finais do século XIX até à década de 30 do século XX. O acervo do colecionador Luís António Cangueiro era pensado há mais de 15 anos. A obra tornou-se possível e o primeiro Museu da Música Mecânica em Portugal, é inaugurado já esta terça-feira, às 14h45, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 
Museu da Música Mecânica é único em Portugal  

O novo espaço cultural abre portas nesta terça-feira e permitirá ver, ouvir e sentir o som original de peças com mais de cem anos de história. Segundo Andreia Martins, coordenadora da comunicação de Museu da Música Mecânica, Marcelo Rebelo de Sousa tem presença confirmada no evento, que “celebra a música de gerações passadas”.
A construção deste museu “é uma iniciativa privada do colecionador Luís Cangueiro”, que durante mais de três décadas reuniu um total de 600 peças do Século XIX à década de 30 do Século XX. “Estes exemplares eram as únicas máquinas que durante este período tinham a possibilidade de produzir música”, explica Luís Cangueiro. Todas as peças estão em estado de funcionamento. "Trata-se de uma coleção particular, reunida ao longo de uma vida e representativa de toda a música mecânica. As diversas tipologias distribuem-se pelos mais variados instrumentos, desde as mais antigas caixas de música de cilindro de madeira ou de metal às mais recentes e populares grafonolas", diz a direção do museu, que se situa na localidade de Arraiados, às portas de Pinhal Novo. 
"É um privilégio podermos ver, ouvir e sentir peças centenárias que poderemos interpretar como um sinal da vida do homem através dos tempos, a expressão da sua cultura, a manifestação livre do seu poder criador", diz  Luís Cangueiro. 
Pela primeira vez, esta colecção privada estará disponível na sua totalidade ao público a partir de amanhã, 5 de Outubro.
O Museu da Música Mecânica tem como missão preservar e divulgar uma colecção particular representativa de toda a música mecânica através de um espaço interactivo e de uma oferta cultural inovadora.

Comentários