Distrito de Setúbal distingue desporto escolar

Escolas de Setúbal, Seixal, Almada e Pinhal Novo em destaque

Alunos, escolas e diversas entidades foram distinguidos na Gala 2016 do Desporto Escolar da Península de Setúbal, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, evento que incluiu apontamentos de dança. “O desporto escolar é uma realidade incontornável. É uma parcela do futuro do desporto. A autarquia recebe, com o maior orgulho, este encontro”, afirmou o vereador do Desporto da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, na cerimónia de abertura do evento, realizado no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. O autarca complementou que o trabalho efetuado pela Câmara Municipal passa pelo “esforço na criação de melhores condições para que os alunos possam experienciar aquilo que o futuro lhes reserva”.

Região de Setúbal distinguiu escolas pela prática de desporto escolar 

O trabalho e o esforço da autarquia no apoio a atividades no âmbito do desporto escolar foi mesmo reconhecido nesta gala com a atribuição do prémio “Parceiro do Ano”.
“É um orgulho receber este prémio. É também para o desporto que a autarquia trabalha todos os dias, criando espaços acessíveis a todos”, salientou Pedro Pina.
O vereador vincou igualmente a ideia de que “Setúbal é uma cidade ao dispor do desporto”, naquele que se constitui como um “forte fator de inclusão”.
A Gala 2016 do Desporto Escolar da Península de Setúbal, organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar – Península de Setúbal, atribuiu prémios aos campeões nacionais do ano letivo 2015-2016, a título individual e coletivo, nas modalidades de atletismo, orientação, ténis de mesa e vela laser 4.7.
“O balanço é bastante positivo. As condições são proporcionadas por todos: escolas, autarquias, movimento associativo”, salientou o coordenador do Desporto Escolar da Península de Setúbal, José Rocha, na gala, que contou com os apoios da autarquia, dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama e Ordem de Sant’Iago, da Escola Técnica Profissional da Moita e da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo.
José Rocha apresentou o balanço da atividade do Desporto Escolar na Península de Setúbal 2015-2016, período em que foi dinamizado um total de 585 eventos, nos quais estiveram envolvidos 14.992 alunos e 1667 árbitros/juízes em 31 modalidades desportivas.

As escolas vencedoras 
Vencedoras em Basquetebol 3x3
O Encontro Regional do Deporto Escolar – 1.º Ciclo, organizado pela Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (DSRLVT), realizado este ano no Parque Verde da Bela Vista, com a participação de 16 escolas, 829 alunos e 83 professores, foi uma das iniciativas desportivas destacadas na cerimónia desta quarta-feira. 
Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016, com o envolvimento de 246 alunos, 24 professores e 14 escolas, foram outra das iniciativas referidas na cerimónia, tal como os corta-matos escolares da Península de Setúbal.
A gala, que incluiu dois apontamentos de dança pelo Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e pela Movimentus, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, distinguiu, além dos campeões nacionais, o Projeto Complementar Mega 2015, o Corta-Mato Nacional e o Basquetebol 3x3 nas Escolas, e homenageou entidades e parceiros que mais contribuíram para o desporto escolar.
Rita Ribeiro, do Agrupamento de Escolas de Caparica, Almada, e Sofia Rolão, da Escola Secundária Dr. José Afonso, no Seixal, foram distinguidas no escalão juvenil feminino nas modalidades de atletismo e natação, respetivamente, como campeãs nacionais do período referente a 2015-2016.
Joana Branco venceu o troféu em orientação a título individual. Esta jovem da Escola Secundária do Pinhal Novo e os colegas Maria Costinha, Márcia Félix, Maria Salgueiro e Daniela Holdych, e Tiago Lampreia, Diogo Lampreia, João Pinto, Rodrigo Oliveira e Manuel Oliveira foram distinguidos por ganharam a mesma modalidade por equipas.
De Setúbal, Gonçalo Rosa, em juvenil masculino, da Escola Secundária de Bocage, foi o campeão nacional em vela laser 4.7, enquanto Beatriz Mendão, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, e Pedro Gonçalves, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, ambos iniciados, receberam os prémios de campões nacionais de ténis de mesa, juntamente com Beatriz Henriques, do Agrupamento de Escolas Terras de Larus, do Seixal.
O troféu no Projeto Complementar Mega 2015 foi entregue, na modalidade sprint, a Elin Barros, do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, do Seixal, a Tomás Gonçalves, do Colégio do Vale, de Almada, e a Patrícia Rodrigues, do Agrupamento de Escolas Casquilhos, do Barreiro, enquanto no salto os prémios foram arrebatados por Isabel Lima, do agrupamento Paulo da Gama, e por Élvio Almeida, do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, também do Seixal.
Na gala foi ainda atribuído o prémio do evento “Basquetebol 3x3 nas Escolas”, distinção que nesta edição foi conquistada, em juvenis femininos, por Marta Arnaut, Inês Leça, Margarida Junqueira e Tatiana Jordão, da Escola Secundária Dr. José Afonso, do Seixal.
Letícia Ferreira, Ana Santos, Amanda Picíula e Carolina Pronto venceram o troféu na mesma competição de basquetebol no escalão júnior feminino.
A Gala 2016 do Desporto Escolar incluiu ainda a entrega dos prémios “Reconhecimento”, “Agradecimento”, “Escolas do Ano” e “Parceiros do Ano” a diversos agrupamentos, autarquias, escolas e associações.
A terminar a Gala 2016 Desporto Escolar da Península de Setúbal, o vereador Pedro Pina ofereceu ao coordenador do Desporto Escolar da Península de Setúbal uma peça escultórica em vidro de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

Comentários