Autoeuropa vai contratar mais de mil trabalhadores

"Uma boa notícia para o país e em particular para o distrito de Setúbal"

A Autoeuropa, em Palmela,  vai contratar entre 1100 e 1200 trabalhadores até Janeiro de 2018 para produzir um novo modelo automóvel da Volkswagen, confirmou hoje António Chora, o porta-voz da comissão de trabalhadores, à TSF. "Não posso adiantar muito sobre o novo modelo porque ainda está no segredo dos deuses, de qualquer maneira sabemos que será um modelo de grande volume e daí a necessidade de fazer novas contratações", revelou António Chora à rádio. Segundo o responsável, a administração revelou que é necessário fazer contratações a partir de meados do próximo ano. O novo modelo deverá começar a ser produzido em Agosto de 2017 e a previsão é de que em Janeiro ou Fevereiro de 2018 estejam a trabalhar na fábrica mais de um milhar de novos funcionários. As empresas do Parque Industrial de Palmela também irão crescer. 
Fábrica de Palmela prepara-se para contratar mais trabalhadores 

A fábrica de Palmela prepara-se para lançar uma mega operação de recrutamento nos próximos meses. A fábrica da Volkswagen vai recrutar cerca de 1200 novos trabalhadores para o novo modelo, noticia o Negócios.
O recrutamento vai ser feito em várias fases, com a primeira fase a ser lançada ainda este ano. O objetivo é ter os trabalhadores preparados para o novo modelo que começa a ser produzido no início do segundo semestre de 2017.
Ao mesmo jornal o diretor-geral da fábrica não adiantou números e preferiu destacar que o recrutamento vai ser relevante.
Este ano vão ser produzidas 85 mil unidades dos Volkswagen Sharan e Scirocco e do Seat Alhandra - apenas 56% da capacidade produtiva de dois turnos.
No primeiro semestre de 2017 vão continuar a ser realizados testes, como "a velocidade de linha e a implementação de novos modelos", afirma o gestor. No segundo semestre, a produção tem inicio, com o próximo a fechar com 100 mil unidades produzidas. Em 2018 vai ter lugar o grande salto, com três turnos a laborar em pleno na fábrica.
Para o porta-voz da comissão de trabalhadores da empresa, António Chora, esta é "uma boa notícia para o país e em particular para o distrito de Setúbal" que seguramente acabará por gerar mais postos de trabalho uma vez que o aumento da produção na fábrica de Palmela acaba por ter um efeito multiplicador nas empresas do Parque Industrial.

Fornecedores da Autoeuropa também crescem 
Os fornecedores da fábrica do grupo Volkswagen preparam-se para contratar mais 500 trabalhadores que se irão juntar aos actuais 1600 a 1700 funcionários, segundo uma estimativa feita ao Jornal de Negócios, a caminho de superar os dois mil postos de trabalho.
Questionado sobre este valor, o representante dos trabalhadores dos fornecedores considera que a contratação de 500 trabalhadores é uma estimativa credível. "Não foge daí", disse ao mesmo jornal o presidente da comissão de trabalhadores do Parque Industrial. Daniel Bernardino destacou que esta até é uma estimativa "conservadora", mas sublinha que a comissão de trabalhadores prefere não avançar, para já, com a sua estimativa.
Quando a fábrica de Volkswagen ganha um novo modelo, a regra de ouro diz que os fornecedores também aumentam as suas encomendas, criando assim mais postos de trabalho. Tem sido assim no passado, vai ser assim agora. Mas desta vez o impacto a montante vai ser mais reduzido, pois a Autoeuropa vai comprar mais peças a fornecedores exteriores ao Parque Industrial.
"A estatística dizia-nos que por cada posto de trabalho que a Autoeuropa criava, eram criados mais três no Parque Industrial, mas essa estatística agora não está certa", aponta o responsável. "Porque há empresas que não estão aqui instaladas e que ganharam peças no novo modelo".
Entre os componentes que vêm de fora, encontram-se embraiagens, caixas de velocidade, motores e também peças plásticas para o interior do novo modelo. Um exemplo é uma empresa no Norte de Portugal que terá passado a ser fornecedor do novo modelo, restando saber se vai deslocar a sua produção para Palmela.

Comentários