Associativismo com voz ativa em Setúbal

Desporto centrou trabalhos do Encontro do Movimento Associativo de Setúbal 

A importância do trabalho das coletividades em prol da sociedade foi destacada no 10.º Encontro do Movimento Associativo de Setúbal, realizado no dia 15, no Fórum Municipal Luísa Todi. No ano em que Setúbal ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, a Câmara organizou o encontro regular do associativismo com o tema “Setúbal 2016 / Cidade Europeia do Desporto – Do Desporto para Todos aos Grandes Eventos Desportivos – Os Desafios e as Oportunidades”.
Desporto dominou conversas no encontro do movimento associativo 

Na sessão de abertura, o vereador da Cultura, Educação, Desporto, Inclusão Social e Juventude, Pedro Pina, salientou a filosofia de valorização de um tecido associativo “dinâmico, autónomo, criativo e empreendedor, capaz de aceitar e promover sinergias para a cooperação no concelho, em concreto uma articulação que permite a concretização de um conjunto de iniciativas no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto”.
O autarca reforçou a importância de “valorizar a participação dos atores na construção de instrumentos da política municipal associativa, como forma de promover a participação cívica e a criação de dinâmicas de democracia participativa”.
No mote da reflexão, Pedro Pina invocou ainda o direito à cultura física e ao desporto, conforme consta na Constituição da República Portuguesa, salientando que também em Setúbal o desporto é um direito.
“É um espaço de igualdade e de oportunidades. É o caminho que queremos traçar, de uma cidade aberta ao mundo, que não escolhe a idade, o género, nem a cor nem a religião. O desporto foi o sonho que nos fez sonhar e caminhar em conjunto por uma cidade melhor”, afirmou o autarca.
O debate de ideias que junta o movimento associativo do concelho visou apontar caminhos para o futuro e promover o conhecimento e o exercício da cidadania junto das pessoas e das organizações interessadas na temática do desporto.
O presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio (CPCCRD), Augusto Flor, acentuou que “é um ato de inteligência”quando autarcas e dirigentes associativos se juntam para debater e desenvolver projetos, com vista à resolução de problemas.
Na sessão de abertura do encontro, Augusto Flor relembrou os princípios do associativismo, para notar a particularidade de este estar intimamente relacionado com a formação da Constituição Portuguesa.
“Está escrito nela a liberdade de pensamento, depois a liberdade de expressão, a liberdade de reunião e depois a liberdade de associação. O associativismo é isto. E, para haver mais associativismo, tem de haver liberdade de pensamento e de expressão. Tem de haver liberdade de união e só depois é que existe a liberdade de associação”, afirmou o dirigente.

Os exemplos de Guimarães e Loulé 
O encontro, dinamizado ao longo de todo o dia, contou com várias intervenções de dirigentes associativos e especialistas na área das coletividades, períodos de debate e mesas de trabalho destinadas à troca e partilha de experiências.
O presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, reconheceu o modo como Setúbal tem vivido este ano em que ostenta o título.
“O objetivo deste projeto é, na sua génese, agregar de todas a formas as forças desportivas e também aproximar a autarquia da população. Setúbal tem cumprido bem o desafio a que se propôs”, afirmou.
Após a sessão de abertura, na primeira conferência do encontro, Nuno Santos, juntamente com o vice-presidente da Câmara de Guimarães, Amadeu Portilha, abordaram o impacte local, social e desportivo que esta cidade do norte de Portugal teve após ter sido Cidade Europeia do Desporto 2013.
Guimarães foi a primeira cidade europeia de desporto em Portugal e ganhou, posteriormente, o título de melhor cidade europeia do desporto.
O exemplo da cidade algarvia de Loulé, Cidade Europeia do Desporto em 2015, foi igualmente tido em conta, como forma de paralelismo futuro para a cidade de Setúbal.
“Temos vindo a perceber que ao longo do ano de 2016 as atividades realizadas em Loulé são um espelho daquilo que aconteceu no ano anterior. Em Setúbal, para o ano, também será assim, estou convencido disso, afirmou Nuno Santos.
O 10.º Encontro do Movimento Associativo de Setúbal, que contou com a presença de vários dirigentes associativos de várias associações desportivas do concelho de Setúbal e representantes do poder local, abordou ao longo do dia várias temáticas.
.

Comentários