Turismo continua a crescer em Setúbal

Mais de 93 mil dormidas no concelho de Janeiro a Junho 

O número de turistas que visitam Setúbal voltou a crescer no primeiro semestre de 2016, com os números referentes a este período a indicarem um aumento de oito por cento nas dormidas na hotelaria face a igual período do ano passado. De acordo com dados da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, baseados numa amostra de 87 por cento da oferta turística de Setúbal, entre Janeiro e Junho registaram-se 93 mil 764 dormidas no concelho.
Concelho de Setúbal atraí cada vez mais turistas 

Aquele total traduz um crescimento de oito por cento em comparação com as 86 mil 887 dormidas verificadas no período homólogo de 2015 nas unidades hoteleiras do concelho. De salientar, igualmente, que o número de dormidas cresceu em todos os meses de 2016, entre Janeiro e Junho.
"Os dados, que não incluem os números do alojamento local, de que não há ainda informação suficiente, confirmam a tendência de afirmação do turismo em Setúbal, que, em 2014 e 2015, revelou subidas totais anuais de, respetivamente, 23 por cento e 6,2 por cento nas dormidas", diz a Câmara de Setúbal.
"O encerramento de duas unidades hoteleiras locais, o Hotel Isidro e a Pousada de São Filipe, ajudam a explicar o menor aumento registado em 2015, facto para o qual pode contribuir, igualmente, a escassez de equipamentos hoteleiros no concelho, que, em breve, será minimizada com a abertura de novas unidades de alojamento, entre as quais um hotel e vários hostels", sublinha a autarquia.
Outro facto a destacar é que em Setúbal tem vindo a crescer não só o turismo nacional, mas também o turismo internacional, o que comprova que o concelho não tem uma dependência em relação a um determinado e específico mercado.
"Depois de no ano passado o número de turistas estrangeiros ter aumentado apenas 1 por cento, o que pode explicar-se pelo encerramento das duas referidas unidades, as dormidas neste segmento aumentaram oito por cento no comparativo entre os primeiros seis meses de 2015 e de 2016, com, respetivamente, 39 mil 278 e 42 mil 61", revela a autarquia sadina.
Para tal, em muito tem contribuído o trabalho desenvolvido pela autarquia na promoção turística além-fronteiras, que, este ano, está a colher os frutos da participação pela primeira vez, em 2015, em importantes feiras internacionais.

Crescimento também além fronteiras 
A nacionalidade de turistas que mais procura Setúbal continua a ser espanhola, com um total de 10 mil 398 dormidas registadas no primeiro semestre de 2016, o que representa um aumento de dois por cento face ao período homólogo de 2015.
No entanto, no comparativo com o primeiro semestre de 2015, o maior crescimento registou-se na procura por parte de polacos, cujo número de dormidas, mil 946, corresponde a um aumento de 63 por cento, e de alemães, com 4.266 dormidas, com um crescimento de 49 por cento.
Continuam a ser também expressivos os números de turistas que visitam Setúbal provenientes do Reino Unido e de França, respetivamente com  dois mil 632 e  quatro mil 413 dormidas nas unidades hoteleiras do concelho durante o primeiro semestre de 2016.
No que diz respeito ao turismo interno cresceu sete por cento, com os primeiros seis meses do ano a registarem, no total, 51 mil 150 dormidas de turistas nacionais, face a 47 mil 609 de 2015.
Este aumento específico refletirá ainda, diz a autarquia, "o grande impacte da telenovela da SIC Mar Salgado, que despertou o interesse dos turistas portugueses por Setúbal".
No âmbito da estratégia de projeção externa do concelho, de realçar ainda a "distinção de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016, cujos eventos têm motivado a visita de milhares de pessoas", conclui o comunicado da Câmara de Setúbal.

 Agência de Notícias

Comentários