Sines participa no Dia Nacional de Limpeza das Praias

Voluntários vão limpar  a Praia da Ilha do Pessegueiro

Sines assinala o Dia Nacional de Limpeza das Praias com ações de limpeza na Praia da Ilha do Pessegueiro, a 17 de Setembro, e Praia Grande de Porto Covo, a 18 de Setembro. O Dia Nacional de Limpeza das Praias, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho, integra-se numa campanha mundial de limpeza de praia liderada pela organização não governamental Ocean Conservancy, com o objetivo de que as recolhas de lixo marinho sirvam para a criação de uma base de dados a nível mundial, que inclua dados de Portugal de forma consistente e sistemática.

Sines patrocina limpeza da Ilha do Pessegueiro 

No dia 18 de setembro, às 15h30, o Largo da Igreja de Porto Covo recebe um workshop para a transformação do lixo recolhido em arte, dinamizado pela autarquia (Serviço de Ambiente e Serviço Educativo e Cultural do CAS).
A autarquia de Sines garante transporte para as atividades de limpeza de praia. No dia 17, os pontos de encontro são às oito horas, junto ao IOS, em Sines, e pelas 8h30, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo. No dia 18, os pontos de encontro são às oito da manhã junto ao IOS, em Sines, e pelas 8h30, no Largo da Praia Grande, em Porto Covo.
A limpeza é promovida pela Câmara  de Sines, com o patrocínio da AICEP Global Parques e as parcerias da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e Junta de Freguesia de Porto Covo.
"Todos os anos chegam ao Oceano milhões de toneladas de lixo e o lixo marinho é um problema global em crescimento que ameaça tanto o meio marinho como o Homem. É urgente sensibilizar a sociedade para este problema assim como, regular e gerir de forma mais sustentável o nosso meio marinho", diz fonte da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promotora da iniciativa. 
A Associação Portuguesa do Lixo Marinho tem por missão "a defesa e conservação do ambiente face aos impactes do lixo marinho".  
Nasceu no meio académico no seguimento do trabalho realizado nesta área por uma equipa de investigadores do MARE, na Universidade Nova de Lisboa, e surge no contexto nacional como uma plataforma agregadora de vontades no sentido de combater e reduzir o lixo marinho.
As inscrições para voluntários estão abertas e podem ser feitas através do e-mail ambiente@mun-sines.pt. Cada voluntário recebe um saco composto por materiais de limpeza, camisola, água e pequeno lanche.

Comentários