Fisipe investe 30 milhões de euros no Barreiro

 "É uma empresa que está a crescer, a criar novos postos de trabalho"

O Ministro da Economia, o Secretário Estado da Indústria e o presidente da Câmara do Barreiro reuniram com empresários do Barreiro, após a inauguração da Unidade de Produção de Precursor de Fibra de Carbono, da Fisipe, no Lavradio. Oportunidades de financiamento para as empresas foi o mote do encontro, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, que proporcionou a Manuel Caldeira Cabral e João Vasconcelos o diálogo com empresários do concelho do Barreiro, sobretudo ligados à exportação ou com atividade exportadora, às tecnologias de ponta, ou com atividade turística. Manuel Caldeira Cabral realçou a opção de a empresa, que tem 40 fábricas em todo o mundo, escolher Portugal e a Fisipe para investir em produtos inovadores, que vão ser utilizados na indústria.
Fisipe anunciou investimento de 30 milhões no Lavradio 


“Estamos a inaugurar um investimento de 30 milhões de euros de uma multinacional alemã que está no Barreiro a criar emprego e mais capacidade de produção e exportação. A empresa tem 40 fábricas em todo o mundo e escolheu Portugal e a Fisipe para investir em produtos inovadores de carbono, mais leve, que vão ser utilizados em várias indústrias, como a automóvel”, disse o ministro.
Manuel Caldeira Cabral referiu que os materiais que vão se produzidos são quase 100 por cento recicláveis, integrando na ideia de uma economia circular. "É um investimento de grande montante e mostra bem a aposta que existe de multinacionais na economia portuguesa e a confiança que têm no nosso país”, referiu.
A empresa Fisipe, que é detida a 100 por cento pelo grupo alemão SGL desde 2012, tem estado nos últimos anos a trabalhar num projecto de produção para precursor de fibra de carbono.

Barreiro disponível para receber e apoiar novas empresas
“Este é um marco na história de mais de 40 anos da nossa empresa, que reforça esta unidade aqui no Lavradio e reforça também o negócio do SGL Group”, disse Stefan Seibel, administrador-delegado da Fisipe, que tem cerca de 350 colaboradores.
O responsável da empresa de produção de fibras sintéticas referiu que a Fisipe foi obrigada a reinventar-se e a desenvolver uma vasta gama de fibras especiais, que são agora a “espinha dorsal do negócio” e 99 por cento exportadas.
“Investimos no processo e na qualificação do produto e a Fisipe produz fibra de carbono de alta qualidade. Pode ser utilizada em barcos, carros ou aviões. A nova linha tem um grande potencial e é uma grande oportunidade”, defendeu.
Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, mostrou-se satisfeito com a aposta da Fisipe na tecnologia, depois de passar por tempos difíceis, e garantiu que o concelho está disponível para receber e apoiar novas empresas.
“Deixo aqui o desafio ao senhor ministro para connosco olhar para todo este território da Baía do Tejo e procurar soluções que tragam desenvolvimento ao Barreiro, à região e ao país”, sublinha o autarca.
Carlos Humberto salientou, ainda, o “grande significado para o Barreiro” da inauguração da nova unidade da Fisipe, “do ponto de vista da inovação, da tecnologia, da indústria de ponta - que pode marcar, de alguma forma, também, o nosso futuro”. “É uma empresa que está a crescer, a criar novos postos de trabalho, gente jovem, qualificada e isso, para nós, representa muito”, concluiu o autarca do Barreiro.

Comentários