Centro de Apoio à Vida do Montijo com apoio do Estado

Secretária de Estado garante 24 mil euros para Centro de Apoio à Vida

A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, José Manuel Braço Forte, assinaram na terça-feira uma carta de compromisso para financiamento do Centro de Apoio à Vida. O documento foi rubricado pela governante e pelo provedor nas instalações da instituição montijense, que irá beneficiar de um apoio na ordem dos 24 mil euros para custear o funcionamento do referido centro este ano. O financiamento da tutela destina-se a custear as despesas de funcionamento do projecto durante o corrente ano. 
Estado garante apoio a  instituição para ajudar mulheres em risco 

Catarina Marcelino sublinhou o objectivo do apoio prestado pela tutela a “um projecto que promove a cidadania, a igualdade, o empoderamento e a emancipação das mulheres”. Ao mesmo tempo ressalvou que o Centro de Apoio à Vida da Santa Casa da Misericórdia do Montijo encerra uma característica que o distingue a nível nacional, pois “não só faz apoio social, como tem a particularidade de encontrar formação e/ou emprego para as mulheres que apoia, de forma a promover a autonomização das suas vidas”.
O provedor da Misericórdia do Montijo apresentou um balanço do trabalho desenvolvido até ao momento pelo Centro de Apoio à Vida. A funcionar desde Fevereiro de 2015, o Centro de Apoio à Vida já proporcionou resposta a 59 processos de acompanhamento a mulheres grávidas do Montijo e de outros concelhos vizinhos. José Manuel Braço Forte revelou, também, que o Centro de Apoio à Vida está a preparar novas acções, nomeadamente a “criação de um grupo de voluntários”, além de iniciativas de formação nas escolas “para tentar reduzir os números da gravidez na adolescência”.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, associou-se a esta cerimónia que permite, como afirmou, “a modernização dos serviços sociais no Montijo. Esta parceria entre o Governo e a Misericórdia do Montijo reveste-se da maior relevância dado o atual momento de recuperação do Estado Social, assumindo um compromisso com a solidariedade, a igualdade, a fraternidade e o bem-estar social de todos os montijenses”, afirmou o autarca.
Com o Centro de Apoio à Vida no Montijo, a Santa Casa da Misericórdia pretende apoiar e acompanhar adolescentes, mulheres grávidas e puérperas na definição e prossecução do seu projecto de vida.


Comentários