Câmara quer pavilhão na Secundária de Palmela

Autarquia volta a pedir pavilhão para a Escola de Palmela 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade em reunião pública, uma moção de protesto contra a não construção do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Palmela, tendo a autarquia deixado bem claro que "se trata de uma responsabilidade do Governo e que o município se tem empenhado junto da tutela, com reuniões e propostas, mas sem êxito até ao momento". O vereador da Educação manifesta uma “profunda incompreensão” que surge devido à “ausência de resposta por parte do Ministério da Educação que é o mínimo que devia haver. Já apresentamos duas propostas concretas e não tivemos nenhuma resposta. Queremos voltar ao diálogo”, explicou Adilo Costa na reunião pública. 

Câmara volta a pedir construção de pavilhão em  Palmela

“Iniciamos, dentro de dias, mais um ano lectivo. No nosso território, 1200 alunos da Escola Secundária de Palmela continuarão a não usufruir de instalações desportivas cobertas. Mantém-se, assim, uma situação que, há mais de uma década e meia, inviabiliza a plena prática da disciplina de Educação Física, durante grande parte do período escolar.”, lê-se no texto da moção.
O documento refere que após uma reunião, em Maio último, com a secretária de Estado Adjunta e da Educação sobre duas propostas apresentadas pela Câmara de Palmela, e “apesar das frequentes insistências para um ponto de situação, como ficara acordado, o município não conseguiu obter qualquer resposta, fazendo supor que a construção do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Palmela continuará a ser adiada”.
A Câmara de Palmela diz expressar, por isso, a sua “profunda incompreensão face à ausência de resposta do Ministério da Educação”.

Oposição aponta criticas mas aprova moção
A oposição votou também a favor da moção, mas o PS criticou a redacção do texto.
“Não nos revemos nesta 'profunda incompreensão', disse o vereador Pedro Taleço, recordando que o Governo socialista tem “apenas um ano”.
O vereador do PS diz que esta “grande preocupação foi transmitida ao secretário de estado da Educação recentemente. Paralelamente temos referido esta questão sempre que temos estado com deputados do nosso distrito, é a eles que compete em sede própria pressionar o Governo mas recordamos que este Governo tem apenas um ano certamente existem, condicionantes que nem tudo é possível executar. O que não exclui que esta seja uma questão importante, a resolver o mais depressa possível", diz Pedro Taleço. 
Ao contrário, por parte da coligação PSD/CDS-PP, Paulo Ribeiro assinalou o que diz ser a "compreensão" de PCP e PEV para com o actual Governo. “A moção está mais soft do que o habitual”, disse o autarca. 
Para Paulo Ribeiro, "esta é uma Moção justa porque efectivamente este é um problema de há década e meia".  De acordo com o vereador da coligação, "Desde 2000 houve vários investimentos por este país fora nesta área mas dado o luxo que foi feito em muitas escolas não houve dinheiro para outras questões prementes como é o pavilhão na escola secundária de Palmela".  Uma obra, diz Paulo Ribeiro, que irá "servir não só a escola mas a população envolvente porque, nos tempos que correm, é cada vez mais necessário que este tipo de equipamentos sirvam a comunidade".

 Agência de Notícias

Comentários