Alvalade Sado festeja 506 anos do foral manuelino

Feira Medieval transporta Alvalade para o passado

A vila alentejana de Alvalade Sado, freguesia do concelho de Santiago do Cacém, volta uma vez mais a comemorar a concessão do seu foral manuelino, que assinala este ano 506 anos. O evento tem lugar no centro histórico de Alvalade, nesta sexta-feira, e durante o fim-de-semana. As ruas antigas de Alvalade Sado vão voltar a ser pequenas para recriar o ambiente e a sociedade dos tempos medievais, lembrando a época da concessão do foral. Turistas e forasteiros cruzam-se e convivem nas ruas do centro histórico de Alvalade com as classes sociais da época, bem como pedintes, artesãos, cuspidores de fogo, gaiteiros, zaragateiros, trovadores, malabaristas, encantadores de serpentes entre outras figuras do imaginário medieval. 

Feira Medieval de Alvalade do Sado arranca esta sexta-feira 


Durante o fim-de-semana, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada em Alvalade Sado com todo o rigor histórico, através de um programa que compreende a realização de um cortejo histórico, onde estão representadas todas as classes sociais da época, torneios de armas a pé e a cavalo, diversas representações teatrais, espetáculos de fogo, danças medievais, e muito mais.
Um dos destaques na programação é o regresso do grupo “Alvaladinhos” constituído por cerca de 40 crianças da terra que se prepararam durante todo o verão, nas oficinas medievais, para dar o seu contributo na animação desta festa.
O evento “Alvalade Medieval ” é uma aula de História ao vivo, único acontecimento do género no Litoral Alentejano e já cotado entre os cinco melhores do país, e que todos os anos leva muitos milhares de visitantes e turistas à histórica Vila de Alvalade Sado.
Virgílio Lança, Presidente da Associação Cultural Amigos de Alvalade, salienta que “esta é uma feira que só é possível realizar devido à forte adesão da população, que durante meses prepara trajes, decorações, sendo que cada um dá o seu contributo dentro do que lhe é possível”.
Esta é "uma atmosfera única condimentada com a música e as danças da época, teatro, os torneios de armas a pé e a cavalo, onde não faltarão também as iguarias e os manjares nas diversas tavernas e bancas da feira", diz a organização.
Esta é uma organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade e conta com o apoio da população, entidades e associações locais.
Consulte o Programa 2016 aqui.

Comentários