Almada compra instalações das Camionetas Piedense

Antigas instalações da empresa localizam-se no centro de Almada e na Trafaria

A Câmara  de Almada recebeu luz verde para avançar para a compra das instalações da Empresa de Camionetas Piedense. O Tribunal de Contas, anunciou a autarquia, “deliberou no final de Agosto conceder visto de autorização ao processo de aquisição por parte do município de Almada de antigas instalações da Empresa de Camionetas Piedense, localizadas no centro da cidade de Almada e na Trafaria”.
Empresa de Camionetas Piedense foi das primeiras em Almada 

A aquisição deste património, aprovada pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal de Almada em Abril do corrente ano, representa, segundo a autarquia, “um contributo de extraordinário significado e importância para o necessário impulso ao desenvolvimento de processos de reabilitação urbana essenciais no centro da cidade de Almada e na Trafaria”.
O município justifica, assim, a aquisição daquele património com a “estratégia de qualificação dos espaços urbanos que vem sendo prosseguida nas 11 freguesias do concelho, dinamizando, reabilitando e qualificando o espaço urbano, de modo a proporcionar a elevação dos padrões de qualidade e potenciando as vivências do espaço público”.
Além desse espaço, a Câmara de Almada anunciou ainda a aquisição da Sociedade Cooperativa Piedense, na Cova da Piedade, custou um milhão e 700 mil euros e a aquisição do prédio onde funcionou a “EDP-Almada”, na rua Bernardo Francisco da Costa, em Almada, custou dois milhões de euros à Câmara de Almada.
No entender da autarquia, presidida por Joaquim Judas, estes dois novos espaços “reforçam, assim, as condições para o prosseguimento das opções de gestão urbana que assentam em Almada na promoção da densificação dos recursos culturais e valorização do património edificado”, afirmando o concelho como um pólo urbano de qualidade.
Neste quadro, a Câmara de Almada reitera "a importância para o desenvolvimento urbano do Município que a aprovação pelo Tribunal de Contas da aquisição deste património representa, correspondendo à validação de uma estratégia que visa a criação de melhores condições de vida a toda a população prosseguida há largos anos com frutos já muito visíveis e sensíveis em diversos pontos do território municipal".

Almada avança com requalificação urbana
As Grandes Opções do Plano do Município de Almada, sublinha ainda a autarquia “consagram a orientação estratégica de valorização do espaço público enquanto condição essencial à vida no concelho, enquadrando por essa via os projectos de revitalização do centro da cidade de Almada, nomeadamente no que respeita à requalificação da Rua de Olivença e reabilitação/refuncionalização do Mercado de Almada, que as instalações da Avenida D. Afonso Henriques agora adquiridas irão apoiar directamente”. O mesmo se aplica à “revitalização sustentada do núcleo urbano da vila da Trafaria”, com a Câmara de Almada a sublinhar a aposta “na reabilitação urbana e na criação de condições para instalação de actividades económicas que possam aproveitar a sua localização na frente ribeirinha do Tejo”.

Comentários