Alcácer do Sal inaugorou novo centro pré-escolar

Mais de uma centena de crianças iniciaram ano escolar no novo centro pré-escolar

Alcácer do Sal e o país contam desde o final da semana passada com um novo Centro de Educação Pré-Escolar com capacidade para 200 crianças, num investimento de mais de 900 mil euros. Situado no Bairro do Morgadinho, o novo espaço tem capacidade para acolher 200 crianças, numa perspectiva de crescimento do número de alunos, uma vez que Alcácer, como assinalou o presidente da CCDR Alentejo, tem registado um aumento da população escolar, ao contrário da tendência regional.
Alcácer do Sal ganhou centro pré-escolar

A remodelação e ampliação de uma antiga escola do primeiro ciclo e ensino pré-escolar, localizada no bairro do Morgadinho, permitiu criar o novo centro educativo, que conta com oito salas, o dobro do que tinha antes. Cada sala tem cerca de 49 metros quadrados e cada conjunto de duas salas conta com um espaço de expressão plástica, vestiário e casas de banho, três delas com chuveiro.
A nova escola conta ainda com um novo edifício, que alberga o refeitório e a cozinha, ginásio, uma sala polivalente, uma biblioteca, uma sala de informática e ainda uma sala de professores. Ao ar livre, o novo estabelecimento escolar conta com alpendres, espaços ajardinados, uma caixa de areia e uma zona de pavimento sintético com vários elementos didáticos que vai ficar acessível a todas as crianças, após uma intervenção. A obra de requalificação incluiu ainda uma intervenção na cobertura e a ampliação e requalificação de espaços exteriores. As crianças dos três aos cinco anos passam agora a ter um estabelecimento dedicado.
A Câmara de Alcácer do Sal salienta que pretendeu, com esta obra, “melhorar as condições físicas do edifício”, através de intervenção na cobertura e ampliação e requalificação de espaços exteriores. Ao mesmo tempo, o objectivo passou por reforçar o número de espaços pré-escolares, de forma a aumentar a capacidade para oito salas, “permitindo uma oferta de qualidade e a tempo inteiro a todas as crianças do concelho em idades do ensino pré-escolar”.
O novo centro pré-escolar de Alcácer do Sal, que representou um investimento total de 906 mil euros, com comparticipação em 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), vai receber este ano 113 alunos do concelho, divididos em cinco turmas, que contam com o apoio de cinco educadoras, cinco assistentes operacionais e duas assistentes técnicas.

Câmara garante mais investimento na educação 
O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, referiu após o descerramento da placa que marca a data da inauguração que, "hoje em dia, ganhar uma escola nova em Portugal é quase um milagre” e anunciou que “a par desta escola, a Câmara Municipal está já a trabalhar no projeto de remodelação completa da Escola Básica do Primeiro Ciclo dos Telheiros, uma obra que vai custar mais de um milhão de euros, estando ainda prevista a requalificação da Oficina da Criança", disse Vitor Proença.
Na inauguração, que contou com a presença de pais, família e das crianças, esteve Teresa Carvalho, a presidente do Agrupamento de escolas de Alcácer do Sal, que realçou a importância da nova escola afirmando mesmo que, “se durante anos se pensava que a passagem pelo pré-escolar era uma possibilidade apenas acessível a uma certa classe média informada, hoje assume-se que o direito a uma educação pré-escolar é para todas as crianças”.
O presidente da CCDR Alentejo e da Autoridade de Gestão do Inalentejo e Alentejo 2020, Roberto Grilo, elogiou o trabalho feito pelo Executivo para que o Centro de Educação Pré-Escolar fosse uma realidade, felicitando o presidente da autarquia do distrito de Setúbal  pelo “particular envolvimento na ação determinante do município a que preside neste processo”. “Não é um milagre. Foi a sua resiliência, a sua capacidade de acreditar em nome deste povo e deste concelho”, disse Roberto Grilo.



Comentários