Rio Frio recebe campeonato europeu de endurance

Os melhores cavaleiros da Europa vão competir na Herdade 

Portugal recebe pela primeira vez o Campeonato Europeu de Endurance para Jovens Cavaleiros e Juniores que vai decorrer no Polo Equestre de Rio Frio, em Pinhal Novo, no próximo dia 3 de Setembro, com a participação de 61 cavaleiros em representação de 12 países. Esta é uma competição oficial da Federação Equestre Internacional que se realiza de dois em dois anos, na qual vão participar os jovens cavaleiros e juniores da Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Grã Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Portugal e Suécia.
Rio Frio recebe campeonato europeu de endurance 

A prova de Endurance será disputada, por equipas e individualmente, em 120 km de percursos equestres da Herdade de Rio Frio, em Pinhal Novo, organizados por etapas de 40 km, 30 km e 20 km.
Além do envolvimento e apoio da Federação Equestre Internacional e da Federação Equestre Portuguesa, de Rio Frio enquanto Comissão Organizadora, o evento conta igualmente com o apoio do Meydan Eydan Group dos Emiratos Árabes Unidos, como principal sponsor, das Câmaras Municipais de Alcochete e Palmela, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Escola Profissional do Montijo, da Setzi e da Intacol.
As primeiras equipas começam a chegar a Rio Frio no dia 29 de Agosto e a cerimónia de abertura do evento realiza-se no dia 1 de Setembro em Alcochete, junto ao passeio do Tejo, e será antecedida por um cortejo com as equipas que vão competir e com a participação especial da charanga da Guarda Nacional Republicana.
As inspeções oficiais vão decorrer em Rio Frio no dia 2 de Setembro a partir das 15 horas. No dia do evento, 3 de Setembro, a partida para a primeira etapa está marcada para as 7h30 e a cerimónia de encerramento e entrega de prémios tem lugar às 19 horas.
A 4 de Setembro o Polo Equestre de Rio Frio, recebe outras competições internacionais e nacionais de Endurance, com particular destaque para a Meydan Rio Frio Endurance Cup, nas distâncias de 160, 120 e 80 Km.

Rio Frio na vanguarda do desporto equestre  
Neste momento Rio Frio, uma localidade rural na fronteira dos concelhos de Alcochete e Palmela,  é já um nome incontornável a nível mundial da disciplina de Endurance.
"A boa concretização e o êxito deste evento permitirá, para além da afirmação e consolidação da importância do Polo Equestre de Rio Frio no panorama internacional da Endurance e de uma adequada calendarização de eventos anuais, equacionar todo um conjunto de iniciativas e ações que deverão possibilitar um mais rápido desenvolvimento do projeto global previsto para Rio Frio", diz a Sociedade Agrícola de Rio Frio.
O sucesso esperado deste evento, "deverá possibilitar a todos os envolvidos uma adequada reflexão de modo a que, de forma organizada, sistemática e persistente, o território de Rio Frio e a região onde se insere possam continuar a estratégia de valorização há algum tempo iniciada", conclui a organização.

Comentários