Grândola em festa de 25 a 29 de Agosto

A Floresta, o Montado de Sobro e a Cortiça em destaque na Feira de Agosto 

Nos últimos dias de Agosto todos os caminhos vão dar ao parque de Feiras e Exposições da Vila Morena. 374 anos depois da primeira edição a Feira de Agosto continua a ser o momento de encontro e reencontro dos Grandolenses e de milhares de forasteiros que ano após ano não deixam de ir a Grândola, tornando-a a maior Feira do Litoral Alentejano. Este ano a Floresta, o Montado de Sobro e a Cortiça irão estar em destaque. Para o presidente da Câmara, António Figueira Mendes esta aposta da autarquia "demonstra a coerência das políticas de desenvolvimento integrado e harmonioso de todo o concelho e a prioridade que queremos dar, cada vez mais, aos espaços rurais em complemento e articulação constante com o progresso da frente atlântica". A corrida de toiros e o festival hípico são outras das apostas do município para edição deste ano que arranca a 25 de Agosto. The GIFT, Carminho, D.A.M.A, HMB e João Pedro Pais são algumas das "atrações" musicais do certame.
Feira de Agosto atrai milhares a Grândola no final de Agosto 

De 25 a 29 de Agosto, uma das maiores feiras do país dá a conhecer os encantos do Litoral Alentejano nos diversos espaços que se encontram instalados no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. Para além de um local de grande convívio e animação, pretende ser também a principal montra das potencialidades e recursos, promovendo e potenciando o concelho junto dos milhares de visitantes que ali acorrem. A Feira de Agosto de Grândola projecta-se em vários espaços como a zona de expositores, zona de artesanato, jardim das associações e produtos regionais, Feira Franca com zona de divertimentos e a Praça Rural.
O melhor da gastronomia regional pode ser apreciado nos restaurantes e bares localizados ao longo do grande recinto da Feira de Agosto e no espaço das tasquinhas – ponto de encontro para milhares de visitantes que, ano após ano, marcam presença na grande festa.
Em 2016 o tema da Feira de Agosto será a Floresta, o Montado de Sobro e a Cortiça, que constituem algumas das principais riquezas do concelho. Neste âmbito, vai ser promovido um conjunto de actividades, nomeadamente um colóquio (sábado, dia 27), que abordará, entre outras, as questões do montado e os seus serviços e a realização de sessões de Observação da Fauna da Herdade da Ribeira Abaixo localizada na Serra de Grândola. Ao longo dos dias do certame, o Pavilhão 1 apresenta uma exposição intitulada "O Pinhal e o Montado do concelho de Grândola".
Grandes atracções do certame, com entrada livre, são também a Corrida de Toiros (domingo, dia 28 de Agosto, às 17h30) e o Festival Hípico (sábado dia 27 de Agosto, a partir das 15 horas).
No que diz respeito à música, destaque para os The GIFT, Carminho, D.A.M.A, HMB e João Pedro Pais.

I Festival Luso-espanhol de Folclore
A feira é uma das mais antigas e maiores do Alentejo 
Depois dos espetáculos no palco principal a noite prolonga-se no Palco Bar. Este ano e, pela primeira vez, o Palco Bar apresenta, no sábado, dia 27, a partir das 18h30, o Festival Luso-Espanhol de Folclore com a participação do Grupo Folklorico LA SEDA – Múrcia, Espanha, Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa – Minho, Rancho Folclórico do Vale de Santarém – Ribatejo e Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril – Grândola, Alentejo Litoral.
A temática da exposição que irá estar patente durante a Feira de Agosto incidirá sobre as principais espécies florestais do concelho – o pinheiro e o sobreiro – e sobre os ofícios relacionados com as mesmas, nomeadamente, a apanha da pinha, a extração da resina e da cortiça, e a sua preparação e transformação nas fábricas.
A partir da recolha de testemunhos orais, de fotografias e da cedência de objetos antigos utilizados nestes trabalhos, será possível mostrar aspetos tradicionais destes ofícios e a forma como ainda são realizados atualmente.
A atividade corticeira no concelho será também documentada através de um filme sobre a extração da cortiça e o trabalho desenvolvido em algumas das fábricas ainda em laboração em Grândola.Durante todo o certame, o município de Grândola disponibiliza gratuitamente dois “Comboios da Feira” que efectuam o trajecto entre a Feira de Agosto e vários pontos

Comentários