Festas do Barreiro começam esta sexta-feira

Os Azeitonas, Marco Paulo e Anjos no Palco das Marés 

O Barreiro prepara-se para mais uma edição das festas da cidade, que promete muita animação até 21 de Agosto. Música, artesanato, desporto e exposições não vão ter qualquer custo, tal como os acessos aos quatro palcos (Marés, Juventude, Tasquinhas e Mostra Empresarial Institucional). O palco das Marés vai abrir esta sexta-feira, às 22 horas, com os Anjos. Um grupo do Barreiro, Los Cavakitos, vai pisar o palco no dia seguinte. Marco Paulo (17), Jorge Sarafim e as Vozes de Cal (19), Bonga (20) e os Azeitonas na última noite, são alguns dos artistas que vão marcar este verão quente das Festas do Barreiro, que pretende atingir todo o tipo de publico. 
Festas decorrem de 12 a 21 de Agosto no Barreiro 


Este ano, a preocupação da organização foi sem dúvida atrair mais pessoas, nesse sentido, artistas como Anjos, Marco Paulo, Bonga e Os Azeitonas, subirão ao palco principal. Também outros artistas como Los Cavakitos, Urbanvibsz, Pista, Jorge Serafim e as Vozes da Cal e ainda a Banda Municipal do Barreiro e MCB Band (Banda do Moto Clube do Barreiro), marcarão presença no mesmo palco, de 12 a 21 de Agosto.
Além das música, o desporto, tem uma presença muito forte nas Festas do Barreiro, com várias atividades na zona da Praia de Alburrica.
"O nosso objectivo ano após ano passa por inovar e superar o que foi feito nos anos anteriores, procurando sempre fazer algo diferente", diz a responsável pela comissão de festas, Regina Janeiro.
Como tal e nesse sentido a edição deste ano as Festas do Barreiro irá contar com actividades desportivas de lazer na Praia de Alburrica, fruto de um trabalho conjunto entre a organização e algumas entidades desportivas da cidade, em que "mantivemos eventos de sucesso e procurámos adicionar outros", refere a Regina Janeiro acrescentando que será a primeira vez que todas estas actividades se realizam na praia.
Relativamente às expectativas, Regina Janeiro tem os pés bem assentes na terra: "A primeira vez que se acrescenta algo novo, requer tempo para que as pessoas adiram", e é nesse sentido que o "fator surpresa pode acabar por ser agradável".
Por esta altura do ano, "Alburrica está cheia de gente, e nesse sentido o facto dessas actividades se realizarem lá, é dar também a essas pessoas a oportunidade de terem actividades desportivas e de lazer", sublinha Regina Janeiro.
O Artesanato vai ter uma forte presença nas Festas do Barreiro, na zona ribeirinha do Barreiro, com 25 bancas, situadas numa das laterais da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
O Spot da Juventude, localizado junto à piscina, vai oferecer um vasto programa para os dez dias de festas e promete momentos de chill out junto ao rio, com iniciativas entre as 18 e as duas da madrugada. Vai também decorrer um campeonato de skate.
O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, realçou e agradeceu o trabalho da Comissão de Festas, dos funcionários da autarquia e de “todos aqueles que constroem as Festas”. “São festas populares, são momentos de encontro e convívio”, considera Carlos Humberto. 
O autarca referiu ainda que, na continuação do que tem sido feito nos anos anteriores, as Festas procuram representar, de forma “condigna e diversificada, aquilo que se faz no Barreiro”, nomeadamente em termos musicais, procurando atingir vários públicos, de várias faixas etárias.
As Festas do Barreiro contarão com as habituais zonas de entretenimento, a feira de artesanato, mostra empresarial e institucional e quatro palcos distintos, haverá ainda este ano um alargamento do arraial e uma maior aposta no fogo de artifício.

Comentários