Festas de Alcochete começam sexta-feira

Festas do Barrete Verde e das Salinas animam gentes da 'borda d'água'

As Festas do Barrete Verde e das Salinas, em Alcochete, arrancam já esta sexta-feira. O esplendor da festa brava marca as principais comemorações do concelho. Sentida como a mais genuína tradição das gentes da 'borda d’agua, as Festas do Barrete Verde e das Salinas "têm um lugar especial no coração de cada alcochetano, mas também de muitas pessoas que não sendo de cá, gostam de nos visitar", diz a organização do evento .Ao todo, serão oito dias de animação, 15 largadas de toiros e quatro palcos, onde vão decorrer diversas actuações artísticas. As Festas de Alcochete arrancam dia 12 e prolongam-se até 19 de Agosto, com a tradição tauromáquica a apresentar forte marca na programação. Mas há mais para ver: a Procissão por terra e mar em Honra de Nossa Senhora da Vida, bailes e fado vadio, gastronomia e muita música. 
Festas de Alcochete animam, vila até 19 de Agosto 

No primeiro dia das principais festividades do concelho, destaca-se a realização do cortejo equestre pelas artérias da vila, a habitual homenagem ao campino, forcado e salineiro, além do concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Outro dos momentos altos acontece no dia seguinte, sábado, com a realização da noite da sardinha assada e arruada da charanga de Alcochete, uma das noites mais animadas da vila.
Uma corrida de toiros, à tarde, e a Procissão por terra e mar em Honra de Nossa Senhora da Vida, com apontamento de fado, marcam a programação de domingo, 14. Jorge Nice sobe ao palco de S. João (23 horas), na segunda-feira, 15, Dia do Alcochetano. Neste dia, logo pela manhã, haverá uma demonstração da arte de pegar toiros, com as participações do cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, na rua José André dos Santos e Avenida 5 de Outubro. Haverá ainda almoço-convívio no recinto das largadas, uma surpresa taurina com mesa de tortura em frente à sede do Aposento e jantar-convívio no recinto das largadas.
Uma manhã infantil, no Jardim do Rossio, abre a programação do dia 16, terça-feira, que contará com a realização de mais uma corrida de toiros e um espectáculo com Raya Real, além das animações musicais de Luís Pedreira, Nélio Pinto e Pão com Manteiga.
Um Concerto com Ciganos d´Oiro e nova arruada com a charanga de Alcochete são os principais destaques de quarta-feira, 17 de Agosto. No dia seguinte, 18, realiza-se a terceira corrida de toiros, às 10 da noite, estando agendado também um concerto de Rosinha para o Palco de S. João, às 22h30.
Sexta-feira, 19 horas, último dia das festas vai apresentar uma Noite Andaluza com Sevilhanas de São Francisco, Sevilhanas Rocieras de Alcochete, Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde de Alcochete (antigos e actuais elementos e comemoração do 25.º aniversário). As festas encerram com um espectáculo piromusical no Passeio do Tejo junto ao cais.
Consulte aqui o programa das Festas do Barrete Verde e das Salinas


Comentários