TCB começam hoje a circular na Moita

A ligação entre o Barreiro e a Moita será feita pelas carreiras 1 e 2


A partir desta segunda-feira, 4 de Julho, os Transportes Colectivos do Barreiro, um serviço municipalizado da Câmara do Barreiro, vão começar a operar na Moita. As carreiras 1 e 2 irão ligar as freguesias da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Alhos Vedros à zona urbana do Barreiro. A medida resulta de um protocolo de entendimento aprovado, no final do ano passado pela Câmara da Moita e pela Câmara do Barreiro.
Carreiras dos TCB chegam hoje ao concelho da Moita 

Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, dizia na altura, que a extensão dos autocarros do Barreiro à Moita “é um contributo significativo para a melhoria da mobilidade” dos munícipes, uma vez que o concelho da Moita apresenta problemas de mobilidade com os serviços da Transportes Sul do Tejo (TST). “É momento importante para nós, autarcas, mas também para a nossa população”, afirma, destacando a “grande qualidade, de excelência”, do serviço dos TCB.
Para o autarca do Barreiro, Carlos Humberto, “era um sonho com muitos anos”. Carlos Humberto referiu ainda que as "regalias sociais que a população do Barreiro usufrui", como o Passe da Terceira Idade (17 euros mensais), o Passe + 80 (aproximadamente 6 euros anuais)", o passe jovem (24,15 euros mensais) e o passe da rede dos TCB (32,20 euros mensais) vão alargar-se à população das freguesias da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Alhos Vedros, no concelho da Moita.
O vereador da Câmara do Barreiro responsável pelos transportes, Rui Lopo, referiu na altura da assinatura do protocolo que, “num momento em que, de uma forma geral, no País, se tem traçado um percurso de redução de serviços públicos, há um serviço importante para às populações, os TCB, que apresenta uma estratégia de alargamento – em contraciclo com a generalidade das decisões”.
Rui Lopo, salientou, igualmente, “a importância desta medida para a mobilidade e, consequentemente, para a qualidade de vida das populações”, afirmando ser este um reforço “da imagem dos TCB como referência, além do Barreiro, também, já, nos concelhos vizinhos”. Trata-se de um anseio “com décadas” e, portanto, concluiu, “um marco histórico para as populações dos dois concelhos”.O protocolo estabelece que a Câmara do Barreiro terá de cumprir os percursos e horários, o suporte dos custos da operação e a manutenção da informação relativa à oferta do transporte público. A Câmara da Moita terá de garantir os locais de paragem com identificação dos TCB, organizar o tráfego para circulação das carreiras e comparticipar os títulos “bonificados”.

Comentários

  1. era tao bom que viesse ate ao largo da camara da moita, adorava...será que vai se no meu tempo...acho que morro e nao vou ver.

    ResponderEliminar
  2. era tao bom que viesse ate ao largo da camara da moita, adorava...será que vai se no meu tempo...acho que morro e nao vou ver.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário