Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 26 de julho de 2016

Hospital de Almada com Serviço de teledermatologia

Utentes de Almada e Seixal irão ter rastreio dermatológico

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, já tem em funcionamento, em fase experimental, um serviço inovador de rastreio de dermatologia à distância - Teledermatologia, que permite uma rápida assistência dermatológica à população. A Teledermatologia no Hospital Garcia de Orta encontra-se em funcionamento desde o início do corrente mês e conta já com mais de 30 pareceres dermatológicos realizados através deste sistema.
Garcia de Orta com serviço de teledermatologia 

Para a implementação deste serviço foram adquiridas quatro máquinas fotográficas digitais que foram distribuídas por quatro Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, que vão possibilitar o rastreio dermatológico à população, de lesões malignas da pele.
Desta forma, o médico de Medicina Geral e Familiar, ao detetar no utente uma situação suspeita, tira algumas fotografias que envia pelo sistema eletrónico de marcação de consultas – Consulta a Tempo e Horas, para o Serviço de Dermatologia do Hospital Garcia de Orta. Após análise dermatológica serão transmitidas indicações de diagnóstico e tratamento ao médico da Unidade de Saúde ou o utente será encaminhado para consulta de dermatologia no Garcia de Orta
Segundo Elvira Bártolo, Diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Almada, “a implementação da Teledermatologia no Hospital Garcia de Orta poderá representar uma diminuição efetiva do tempo de resposta ao utente bem como uma triagem mais eficaz dos doentes, estabelecendo prioridades de forma mais correta. Por outro lado, poderá ainda ser evitada a deslocação de doentes sem indicação para a consulta de dermatologia e permitir que algumas situações simples sejam resolvidas nas Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, através da indicação do diagnóstico e tratamento ao médico de Medicina Geral e Familiar”, explica a médica.

Sobre a Teledermatologia
Teledermatologia representa o envio de informação médica dermatológica entre dois ou mais pontos separados fisicamente, utilizando tecnologia de telecomunicação e informática, visando à promoção de saúde e educação de doentes, médicos e outros profissionais de saúde.
A dermatologia lida com o diagnóstico de mais de duas mil condições que afetam a pele e colabora com as demais especialidades por meio do reconhecimento das manifestações cutâneas das doenças sistémicas. Sendo o dermatologista o profissional médico mais qualificado no reconhecimento dessas afeções, o manejo de dermatoses por médicos não especialistas pode representar atraso diagnóstico, uso de terapêuticas inadequadas, desenvolvimento de sequelas e aumento do custo de saúde.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010