Milhares de visitantes na PIMEL em Alcácer do Sal

PIMEL mostrou a importância do concelho na produção agroalimentar

O concerto do cantor e compositor Nelson Freitas encerrou, no domingo, com grande enchente de público, a Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, organizada pela Câmara Municipal, Associação de Agricultores de Alcácer e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo.  Desde sexta-feira, dia 24 de Junho, Feriado Municipal, foram várias as iniciativas e momentos que marcaram a edição deste ano da feira. A inauguração, que contou com a presença da apresentadora Bárbara Guimarães e do ator Jorge Corrula (embaixadores do Alentejo), que estiveram em Alcácer a convite do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, foi um dos momentos altos na divulgação do certame e dos produtos endógenos da região. O concerto de Mariza trouxe milhares de visitantes à cidade.
Concerto de Mariza atraiu milhares à feira de Alcácer do Sal 

A presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, na sexta-feira (24 de Junho), foi outro momento marcante da feira. O Ministro, acompanhado pelo presidente da Câmara e restante executivo, presidente da Assembleia Municipal e presidentes de junta do concelho, visitaram os expositores, onde os setores agroalimentar, vinícola, florestal, turístico e agrícola marcaram forte presença. O ministro gostou do que viu, referindo que “a PIMEL é uma montra do melhor que se produz neste concelho com grande potencial económico e dinamismo”, adiantando que “o turismo tem de ser desconcentrado e Alcácer do Sal tem um grande potencial devido ao seu património histórico”, sublinhou Manuel Caldeira Cabral. 
Para o presidente da Câmara Municipal, que destacou a importância de todos os trabalhadores na organização do certame, “ a PIMEL deste ano foi marcada pela mensagem 'Alcácer do Sal – Terra Fértil' para mostrar a importância do concelho na produção agroalimentar, procurado por muitas empresas para aqui se instalarem”. Vítor Proença realçou ainda o modelo de organização da feira deste ano (organizada em conjunto com a Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola). O autarca frisou “que a PIMEL tornou-se mais forte e abrangente”. 
A programação da PIMEL 2016 teve no sábado outro momento marcante e que muitos não vão esquecer: o concerto de Mariza, que contou com vários convidados (Jorge Fernando, Fábia Rebordão e Artur Batalha), trouxe a Alcácer do Sal milhares de visitantes que encheram por completo o recinto da feira para ver um espetáculo único de uma das mais consagradas artistas do panorama musical nacional e internacional.
No âmbito da programação musical , a Orquestra Ligeira do Exército subiu a palco na primeira noite e revelou a sua excelente qualidade numa impressionante interpretação de temas bem conhecidos do grande público.
Durante os três dias do certame realizaram-se várias atividades desportivas, com destaque para a passagem pelo Skate Parque do circuito nacional de BMX Freestyle e aulas de aeróbica e fitness. No espaço infantil, os ateliês da arqueologia voltaram a ser um dos pontos de grande animação por parte dos mais pequenos, assim como a tenda Kidzania. Os visitantes tiveram também a oportunidade de fazer batismos a cavalo e passeios de charrete. 

Os prémios da PIMEL 
Durante a PIMEL realizaram-se ainda três concursos. O primeiro foi o concurso de mel, que teve 41 méis participantes repartidos por três modalidades e cujos vencedores foram João Vacas Pinto (mel de rosmaninho), Jorge Ribeiro Filipe (mel multifloral) e António Caldeira Silvério (mel do concelho de Alcácer e Melhor Mel da PIMEL 2016). 
A segunda entrega de prémios correspondeu ao X Concurso de Petiscos “Sabores da nossa Terra”, que teve como vencedores os “miminhos de orelha de porco preto”, do Alcácer do Sal FC Veteranos (1º lugar), as “sardinhas velhas”, do Café Sado (2º lugar) e as “amêijoas à Candeia”, da Candeia dos Açougues (3º lugar). 
Realizou-se ainda a 26ª edição do Concurso de Doçaria, cujos vencedores foram Maria dos Anjos Leitão (modalidade mel e/ ou pinhão) com as suas pinhoadas , Genoveva Jerónimo (modalidade de doces conventuais e Melhor Doce da PIMEL 2016) com “encharcada”, e Aldegundes Freitas (modalidade livre) com as suas queijadas de requeijão. 
A cozinha ao vivo com o Chef João Pais, da Herdade da Barrosinha, foi outra das iniciativas da PIMEL e contou com a presença de vários convidados de Alcácer do Sal, caso do Chef João Emídio e Maria Falcão, figura emblemática de Alcácer.

Comentários