Festa de Alcácer do Sal começa esta sexta-feira

Uma feira dedicada à "terra fértil" de Alcácer 

A PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas começa já hoje no parque de feiras e exposições de Alcácer do Sal. A edição deste ano é subordinada ao tema “Alcácer do Sal, terra fértil”. Tasquinhas, expositores, cozinha ao vivo, exposição de gado e máquinas agrícolas, desporto, corrida de toiros, passeios de charrete, batismos a cavalo e música são algumas das propostas do certame que conta "ultrapassar um milhar de visitantes". O evento tem como cabeças de cartaz Mariza - com convidados - no sábado e Nelson Freitas, no domingo. A PIMEL tem entrada livre.
PIMEL abre portas esta manhã, em Alcácer do Sal 

A 26ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal conta este ano com a co-organização da Caixa de Crédito Mutuo Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e da Associação dos Agricultores de Alcácer do Sal, que se juntam à Câmara Municipal como organizadores.
As duas entidades sediadas no concelho aceitaram o repto do presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, para em conjunto com o município serem parceiros na organização da feira.
A Feira do Turismo e das Actividades Económicas, começa esta sexta-feira, com a abertura marcada logo para as 11 horas da manhã, aproveitando o facto de ser feriado municipal em Alcácer, e conta com presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na inauguração. A maior feira de Alcácer termina no domingo, dia 26 de Junho.
A componente económica e agrícola vai estar este ano fortemente representada com uma área de exposição de bovinos, ovinos e caprinos, renovada e “muito agradável de se visitar”, anunciou Francisco Vacas, presidente da Associação dos Agricultores de Alcácer do Sal, satisfeito com a adesão do sector agrícola local e nacional à PIMEL. “O presidente da Câmara privilegiou este ano o sector agrícola, o que vem dar resposta aos agricultores da região interessados em ter acesso às últimas novidades do sector”, afirmou. Este ano o espaço da PIMEL vai contar com uma exposição de máquinas agrícolas com várias empresas nacionais representadas e no Pavilhão Gracieta Baião, o sector vai estar também muito representado por empresas locais relacionadas com a agricultura.
“Alcácer do Sal – Terra Fértil” é o tema da PIMEL 2016, que conta também, este ano, com nova imagem gráfica. "As letras fortes sobre azul intenso são os elementos mais marcantes do novo grafismo, numa mensagem mais clara e sucinta", diz a autarquia.

Marisa e Nelson Freitas em Alcácer
A fadista Mariza vai trazer ao palco da PIMEL, no sábado, alguns convidados e apresentar em Alcácer do Sal um concerto diferente do alinhamento do da sua digressão mundial. Mariza vai trazer uma jovem fadista apadrinhada por si e por Jorge Fernando, a jovem Fábia Rebordão e o fadista Artur Batalha, conhecido como o “Príncipe do Fado”, que vai interpretar com a artista o tema “Promete, Jura”, gravado pelos dois e apenas interpretado uma vez ao vivo.
"A presença de Mariza em Alcácer vem na sequência de um pedido feito pelo presidente da Câmara de Alcácer do Sal a Francisco Tudella, da Herdade de Vale Sabroso, amigo da fadista que, após o repto do autarca, desenvolveu todos os esforços para que a mesma atuasse na PIMEL", disse Vítor Proença, na apresentação do certame. “Esperamos um grande concerto em Alcácer do Sal, certamente uma das maiores enchentes de público”, disse o autarca.
Os visitantes da PIMEL vão ter ainda oportunidade de assistir ao espetáculo da Orquestra Ligeira do Exército, à Gala Equestre do Mestre Valença com a fadista Teresa Tapadas e Bailado Clássico, animação de rua e ao concerto de Nelson Freitas, no domingo, que encerra a festa deste ano.
A tourada realiza-se este ano à noite, a partir das 22 horas desta sexta-feira, na Praça de Touros João Branco Núncio. O cartel integra o cavaleiro Luís Rouxinol, que esteve na conferência de imprensa da feira, e os forcados de Montemor-o-Novo. O restante cartel é constituído pelos cavaleiros João Moura Júnior e Manuel Ribeiro e os Toiros Passanha. A programação da PIMEL vai dar igualmente um grande enfoque ao movimento associativo local, à gastronomia - com a cozinha ao vivo-, à doçaria, mel e petiscos.Consulte aqui o programa da edição da PIMEL deste ano.

Comentários