Autarcas preocupados com o Hospital Barreiro/Montijo

Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete exigem reunião com ministro da Saúde

Os autarcas da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete, exigem uma reunião com o ministro da Saúde devido aos problemas registados no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e nos cuidados de saúde primários. Os autarcas dos quatro concelhos reuniram-se no edifício dos Paços do Concelho, na Moita, para em conjunto analisarem a situação dos cuidados de saúde nos seus concelhos.
Autarcas querem melhores condições no hospital do Barreiro 


"Reunimo-nos para tentar concertar posições em função da avaliação que fazemos dos cuidados de saúde prestados. Em relação ao Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, existe uma degradação dos serviços, com um acumular de problemas", disse à Lusa o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia.
O autarca explicou que existem cada vez menos profissionais e que se verifica um aumento dos tempos de espera nas urgências, na consultas e também nas cirurgias.
"Nos centros de saúde regista-se a falta de médicos e existem muitos utentes sem médico de família", disse, referindo que é preciso reforçar os meios humanos, repor as valências, reorganizar o próprio centro hospitalar e reforçar também os cuidados de saúde primários.
Os autarcas pediram uma reunião ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para expor os problemas "de viva voz", e esperam que o encontro decorra em breve.
"Nos contactos que temos feito, os responsáveis demonstram preocupação com a situação, mas não estão a surgir soluções. Os quatro concelhos sentem os mesmos problemas e esta posição concertada demonstra uma vontade dos municípios em procurar soluções", sublinhou Rui Garcia.
Segundo o autarca, o Centro Hospital Barreiro/Montijo e o ACES - Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho prestam serviço a 250 mil pessoas.

Comentários