Vila Nogueira de Azeitão recupera mercado municipal

“Mais do que comércio, o mercado é um local de turismo”

A modernidade e a tradição cruzam-se no Mercado Municipal de Azeitão, equipamento que reabriu no dia 1 de Maio ao público totalmente requalificado, mais atrativo, com novos espaços de venda e renovadas condições para azeitonenses e visitantes. Para dar uma nova vida ao equipamento foram necessários pouco mais de dois meses. A obra, além da requalificação total do edifício, incluiu redes de água, saneamento e eletricidade novas, o mesmo sucedendo com a cobertura, e redefinição e reorganização dos espaços de venda. O interior do Mercado destaca-se por azulejos de diferentes cores, o que facilita a indicação dos vários espaços de venda disponíveis, os quais possuem iluminação natural, resultado de uma nova claraboia e janelas de maiores dimensões.
Mercado Municipal de Azeitão reabriu este domingo 

Do antigo edifício do Mercado Municipal de Azeitão pouco mais ficou do que as paredes e as traves em madeira que embelezam o teto do espaço de comércio tradicional, localizado na Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira de Azeitão, mesmo ao lado da nova sede da Junta de Freguesia de Azeitão.
“O mercado é um ponto de encontro para a população, utilizado não só pelos mais velhos mas também, e agora com mais frequência, pelos mais novos”, assinala a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, que vinca a dupla valência do Mercado Municipal de Azeitão. “Mais do que comércio, o mercado é um local de turismo”.
Celestina Neves indica que as intervenções “tornaram o mercado mais funcional e apetrechado com mais dois espaços para comerciantes”. No total são oito operadores, distribuídos pelos setores de talho, peixaria e hortofrutícola, a par de uma florista, áreas de queijos, enchidos, doçaria e cafetaria.
A intervenção no mercado, impulsionada pela Junta de Freguesia de Azeitão, materializa um investimento global superior a 138 mil euros, montante comparticipado pela Câmara  de Setúbal em 40 por cento, o que se traduz num apoio financeiro de cerca de 55 mil euros.
O montante foi concedido após a aprovação de uma adenda, em Dezembro do ano passado, pela Assembleia Municipal de Setúbal, ao Contrato Interadministrativo celebrado entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Azeitão, para assegurar a gestão e conservação deste mercado.
“Esta foi uma obra importante para Vila Nogueira. O Mercado Municipal de Azeitão estava sem condições, tanto para comerciantes como para o público, e agora responde às mais exigentes normas legais em vigor para este tipo de espaços comerciais”, acentua a autarca de freguesia.
A inauguração do renovado Mercado Municipal de Azeitão, realizada do 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, contou com a presença da presidente da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira, que elogiou a importância da obra, por conferir mais qualidade urbana a Vila Nogueira.
A cerimónia de inauguração, além de uma visita ao espaço, contou com dois apontamentos musicais pela banda filarmónica e pelo grupo de casaquinhos e cantares da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Agência de Notícias

Comentários