Setúbal a postos para ficar Mais Bonita

1500 voluntários e dois mil alunos preparam-se para embelezar concelho

A sexta edição da campanha Setúbal Mais Bonita, assente no espírito de participação cidadã através de voluntariado e apoio mecenático, realiza-se entre 20 e 22 de Maio, com centena e meia de intervenções de beneficiação em todo o concelho. Mais de 1500 voluntários, além de cerca de dois mil alunos que participam em arranjos diversos e beneficiações em escolas, inscreveram-se na iniciativa para realizar, essencialmente, trabalhos de pinturas de fachadas e muros do espaço público e de instituições, remodelação e criação de áreas verdes e ainda limpezas.
Ação de voluntariado decorre no fim de semana em todo o concelho

De entre a centena e meia de intervenções nas cinco freguesias do concelho, destaque para as ações a realizar em nove bairros da freguesia de São Sebastião, que incluem "um projeto de grande envergadura de criação de espaços verdes na Alameda das Palmeiras e dezenas de pinturas em prédios e espaços públicos", explica a autarquia sadina.
Manteigadas, Quinta dos Vidais, 2 de Abril, Forte da Bela Vista, Quinta do Freixo, 20 de Julho, Afonso Costa, Bela Vista e Alameda das Palmeiras são os bairros a intervencionar. "Só no Bairro Afonso Costa são pintados 21 edifícios, enquanto nos restantes estão previstas ações de pintura de espaços públicos e de partes comuns de prédios, como galerias e escadas", sublinha a Câmara de Setúbal.
De salientar que, pela primeira vez, as Manteigadas são alvo de uma intervenção pública através do Setúbal Mais Bonita.
As pinturas da rotunda da Bacalhôa e do muro de entrada em Vila Nogueira de Azeitão são outras intervenções de realce nesta edição.
O primeiro dia desta manifestação de cidadania, uma sexta-feira, dia 20, é, como habitual, dedicado quase exclusivamente a beneficiações em estabelecimentos de ensino, asseguradas pela comunidade educativa. Pinturas e criação ou manutenção de espaços verdes são as ações a realizar em 22 escolas do concelho.
Para dar oportunidade a algumas associações de pais de participarem, as iniciativas de embelezamento das escolas prosseguem no sábado, o dia em que decorre a maioria das intervenções no espaço público do concelho promovidas no âmbito desta campanha, que se prolonga até domingo.
"A intenção é prosseguir o projeto, inédito a nível nacional, de envolvimento de cidadãos, instituições e tecido empresarial no objetivo comum e coletivo de, em resposta a um desafio lançado pela Câmara Municipal, tornar Setúbal mais bonita", realça a autarquia dirigida por Maria das Dores Meira.
O Setúbal Mais Bonita, organizado pela Câmara  de Setúbal, em parceria com as juntas de freguesia, caracteriza-se, igualmente, pelos contributos mecenáticos de empresas e instituições. Este ano conta, para já, com os apoios de Barbot, que fornece as tintas a utilizar nas intervenções a um preço reduzido, bem como as t-shirts e os bonés para os voluntários envergarem, Águas do Sado, EDP, TST e jornais Diário da Região, Sem Mais e Setúbal Mais.

Agência de Notícias


Comentários